ARTICULISTAS

10 maneiras de exercitar o autocontrole

Em seu dia a dia, você tem controle dos seus pensamentos e das suas emoções...

Eliana Barbosa
Publicado em 09/10/2015 às 20:08Atualizado em 16/12/2022 às 03:15
Compartilhar

Em seu dia a dia, você tem controle dos seus pensamentos e das suas emoções, ou você se sente dominado por eles? Você sabe expressar seus sentimentos, ou se fecha para a vida?

É bom pensar nisso... Pensamentos geram emoções e sentimentos, e eles criam a realidade. 

Então, eis aqui dez maneiras de exercitar o autocontrole, garantindo saúde física, mental, emocional e espiritual: 

1- Acorde com pensamentos positivos, mas preparado para o pior, caso aconteça. Tenha sempre em mente um Plano B para todas as atividades do seu dia.

2- Quando as coisas não derem certo, mantenha a calma e, ao invés de perder seu tempo lamentando, comece a criar planos alternativos. Pra tudo há solução!

3- Ao se sentir ofendido por alguém, tente não levar para o lado pessoal. Converse com a pessoa que o feriu, procure entender o lado dela, não julgue, e exercite o perdão.  

4- Se estiver insatisfeito com alguma situação, não espalhe veneno ao seu redor. Fale com quem pode resolver seu problema, evitando fofocas.

5- Quando perceber que você magoou uma pessoa, vá até ela e peça desculpa. Assim, você evitará a autopunição que a sua culpa pode gerar em você, na forma de doenças, acidentes ou mesmo fracasso financeiro.

6- Quando se sentir frágil e carente, seja humilde e peça um abraço, um carinho! Ninguém é obrigado a adivinhar suas necessidades!

7- Para não sofrer decepções, pare de vez com as idealizações. Entenda a natureza (muitas vezes ruim) das pessoas à sua volta e diminua suas expectativas em relação a elas.

8- Se precisar desabafar com alguém, procure um amigo realmente de confiança ou mesmo o apoio de um profissional do comportamento humano.

9- Busque sua independência emocional, ou seja, pare de depender da aprovação e dos elogios dos outros para se sentir bem consigo mesmo!

10- E lembre-se: A vida é cheia de altos e baixos, e a maior sabedoria é aceitar – com fé e atitude positiva – os tempos difíceis, as tão necessárias “podas de Deus”, que fortalecem o seu autodesenvolvimento.  

Aproveito para convidá-lo para o Curso CURA DOS SENTIMENTOS, onde você vai aprender e praticar técnicas para eliminar sentimentos tóxicos e limitantes, em uma imersão de 8 horas de duração, com resultados rápidos e duradouros. Para saber mais, acesse: www.curadossentimentos.com.br/curso

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por