ARTICULISTAS

Guardarei para sempre

Não sou muitas coisas que gostaria de ser, mas vivo como se muitas coisas eu fosse...

Publicado em 09/10/2015 às 20:07Atualizado em 16/12/2022 às 03:15
Compartilhar

Não sou muitas coisas que gostaria de ser, mas vivo como se muitas coisas eu fosse. Violeiro, por exemplo, não sou, porém vivo como se dentro de mim existisse uma viola da qual não faço segredo. Minha maior referência é o poeta Catulo da Paixão Cearense, autor de “Luar do Sertão” e de outras joias, que nunca esqueceu as suas origens. Com a mesma naturalidade, Catulo fala flor e “frô”.

Junto a bons amigos, sempre cultuei a nossa música sertaneja de raiz e tenho feito minha parte para não vermos o declínio da dama de dez cordas. Não fizemos muito, mas a praça Tião Carreiro no bairro Residencial Nenê Gomes é fato que legitima nossas ações. O homenageado ganhou ali um monumento.

Recebi no dia 02/10/2015 o troféu Viola de Aço, numa iniciativa da Orquestra de Violas da Fundação Cultural de Uberaba. Diante de uma plateia composta por “xonados” em viola, deram-me a réplica do monumento, feita com metal que não acaba. O maestro José Nicodemos Oliveira, passando-me surpresa, puxou-me a segunda voz e cantamos a nossa guarânia “Viola de Aço”, que homenageia o grande mestre Tião Carreiro. Todos os seus seguidores e fãs o veneram assim.

No grupo de 25 músicos estavam violeiras e violeiros impecavelmente trajados e, abraçados a seus instrumentos, entoavam músicas inesquecíveis. Geraldinho Bengala’s colocou sua moldura declamando poemas.

Na história, só há lugar para quem luta por ela. Posso não ser digno desse lugar, todavia, lutarei para que nas páginas da nossa história esteja escrit Uberaba fez a sua parte ao imortalizar talentos. Tião Carreiro é um deles.

Vem aí o grande violeiro Almir Sater, no dia 16/10/15. Lembro-me que em seu show no Tatersall de Elite da ABCZ, ocorrido dia 08/11/07, ele anunciou que Uberaba acabara de laurear o seu ídolo, dando-lhe uma praça. E frisou: “As gerações futuras comprovarão que a passagem do Rei da Viola não foi em vão”. Como se vê, uberabense, não erramos em nossa homenagem.

De parabéns o soldador/artesão Jhonny Leal, que, com esmero, fez em pequenas dimensões a réplica do monumento metálico que pesa centenas de quilos. Guardarei para sempre.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por