ARTICULISTAS

O sumiço das abelhas

Em Ribeirão Preto foi lançado o aplicativo Bee Alert, que pretende monitorar...

Mário Salvador
Publicado em 06/10/2015 às 20:16Atualizado em 16/12/2022 às 21:57
Compartilhar

Em Ribeirão Preto foi lançado o aplicativo Bee Alert, que pretende monitorar o desaparecimento das abelhas no mundo. Trata-se de uma plataforma on-line colaborativa para que apicultores e pesquisadores reúnam, em um só lugar, informações que possam ajudar na preservação das abelhas.

Estudo (ainda em andamento) de um grupo de professores de Biologia da UFSCar e Unesp sugere que a morte das abelhas, nos últimos anos, pode estar relacionada ao uso de agrotóxicos. Nas várias cidades já pesquisadas, há até 160 colmeias dizimadas. Com o aplicativo Bee Alert, será possível apontar o local exato desse tipo de ocorrência, suas causas e o número de abelhas que sumiram.

De acordo com a FAO/ONU (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), um terço de tudo o que se come no mundo depende da polinização realizada pelas abelhas, o que caracteriza o trabalho delas como imprescindível, quando se fala de alimentação. Assim, se as colmeias não forem preservadas, haverá uma crise no setor de alimentação.

Saudoso amigo Erwin Puhler (cadeira 25 da Academia de Letras do Triângulo Mineiro), com seu profundo conhecimento sobre abelhas, encantou a todos, muitos anos antes de sua morte, ao proferir uma palestra sobre apicultura na Academia.

Tempos depois daquela palestra, uma tarde convidativa para um banho de piscina lotou um clube social. Repentinamente, abelhas voaram até um guarda-sol. Banhistas correram para não serem contemplados com a dolorosa picada dos insetos. Professor Puhler, chamado ao clube, resolveu o problema: devidamente paramentado, colocou as abelhas num caixote próprio. Os banhistas aplaudiram o mestre apicultor, que ainda pode levar para casa aquele belo enxame.

A responsabilidade de cuidar do planeta e torná-lo sustentável é de todos nós. Com o aplicativo Bee Alert, acreditamos estar no caminho certo para mais uma missão do amplo projeto de sustentabilidade. E o Brasil marcou pontos nessa empreitada. Agora vale a colaboração de todos para o sucesso do plano e a volta das abelhas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por