ARTICULISTAS

Acordolhar 9

Hoje Acordolhar vai falar sobre cotas. Sistemas questionáveis, que limitam os direitos...

Esther Luisa Hercos Fatureto
Publicado em 06/10/2015 às 20:15Atualizado em 16/12/2022 às 21:57
Compartilhar

Hoje Acordolhar vai falar sobre cotas. Sistemas questionáveis, que limitam os direitos individuais. Sistemas injustos que tiram a cor do olhar de muitas pessoas.

Cotas para negros, para mim, são absurdas. Muitos vão me apedrejar, outros elogiar. Não entendo cotas para vestibular e serviços públicos baseadas em raça. Conheço muitos negros, ricos ou pobres, inteligentes, esforçados, que venceram obstáculos na vida sem cotas. Para mim, sistema de cotas é discriminação contra essas pessoas vencedoras. Existem japoneses, árabes, loiros que vencem os obstáculos da vida sem cotas. Um homem negro tem uma filha com uma mulher loira, de que raça a menina é? Onde entra o passado de escravidão prejudicando essa família? Ela deve ou não ser beneficiada por cotas? Qual o critério que existe para determinar limite de raça? E se ela for loira dos olhos azuis, como ela vai explicar que é negra?

Cotas para condição financeira poderia até ser respeitada. Muitos pais espertinhos matriculam seus filhos em escolas públicas pela manhã, mas de tarde eles vão para cursos particulares chamados pré-Enem, na hora de se inscrever dizem ser estudantes de escola pública, mas estudaram os mesmos livros e apostilas de escolas particulares, cujos alunos são excluídos das cotas. Lógico que passam nos vestibulares e tiram vagas dos verdadeiramente necessitados. Isso é justo?

Cotas de saúde! Sabiam que existem cotas para ficarmos doentes? Certo alguém, ninguém sabe quem, determina que só certo número de pessoas podem ficar doentes numa cidade; se passar dessa cota, não serão atendidos eletivamente em serviços de referência. Em cidades pequenas não são criadas as mínimas condições de atendimento e realização de cirurgias, cesarianas e tratamentos; lá os cidadãos ficam à mercê de cotas para ser tratados ou operados em outras cidades. Sabe aquele câncer da sua mãe? Peça pra ele esperar, pois a cota de cirurgias eletivas já acabou, ’tá! Sabe o câncer do seu pai? Peça pra ele esperar, pois o dinheiro para quimioterapia acabou, ’tá! Sabe aquele câncer do ex-presidente? Fique tranquilo, está sendo tratado sem cotas, no melhor hospital do país, com dinheiro do contribuinte. Simples assim...

É mais fácil colocar a culpa nos médicos. Um foi processado, pois não havia vaga no hospital para um paciente que veio de outra cidade. Como se empregados de serviços de Saúde sucateados fossem capazes de criar vagas, leitos, medicamentos, materiais hospitalares e de higiene.

Alguém assinou esse limite de cotas para a Saúde e essa mão assassina é que deveria ir pra cadeia, junto ao seu dono ou à sua dona.

Que país interessante este, temos que acordar nosso olhar e cobrar dignidade e justiça.

A cota de desonestidade já acabou, chega!!!

(*) Médica oftalmologista

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por