ARTICULISTAS

$ere$ Intocávei$!!

Caro amigo leitor, novamente uma quinta-feira, mês de setembro, primavera bem florida...

Leuces Teixeira
Publicado em 17/09/2015 às 19:02Atualizado em 16/12/2022 às 22:15
Compartilhar

Caro amigo leitor, novamente uma quinta-feira, mês de setembro, primavera bem florida, colorida, período de início de chuva, traduzindo alegria renovada. Peço a Deus que “me mande um amor, um amor que seja bom pra mim, vou procurar, eu vou até o fim”; mais ou menos assim que o cantor/compositor Frejat destilou sua paixão em versos de muita inteligência e felicidade. Gostaria de continuar escrevendo sobre o amor, primavera, alegria, felicidade e tantas coisas boas, mas não dá; o momento é de reflexão e introspecção. Repit não dá mais, ou mudamos o Brasil definitivamente, pois do contrário seremos uma republiqueta de bananas.

Quando digo que não dá mais, refiro-me não só ao momento político de incertezas, como também da grave crise moral que assola os mais variados segmentos da nação.

Veja a farra salarial corrente nos salários dos políticos (senadores, deputados federais e estaduais, vereadores etc), nos Tribunais de Contas (União, Estados e alguns municípios). É de arrepiar. Não tem orçamento público que dê conta. Alguém me responda qual a razão de as assembleias estaduais gastarem tanto? Em Minas Gerais, há quem diga que a gastança na assembleia mineira gira em torno de 10% do orçamento. Qual a razão para tamanho desperdício? O que eles têm feito de bom?

Agora, tem segmento que deveria dar exemplo e, verdadeiramente, finge de morto! Fica olhando de longe, bem de longe, como se nada tivesse acontecendo. Estou falando do Judiciário e do Ministério Público.

Sinceramente, não consigo responder para os meus alunos e conhecidos se, tanto no primeiro como no segundo, ganham décimo terceiro e quarto salários, quais são os valore$ verdadeiramente percebido$, quantas féria$ por ano, quais são os incentivo$ a título de e$tímulo$$; digo incentivos, pois este é o novo argument incentivo$$$. Veja, caro leitor, tanto o Judiciário como o Ministério Público necessitando de incentivo$ e estímulo$. Brincadeira, estão de brincadeira com a sociedade.

Digo mais: num calendário de 12 meses, aliás, diga-se calendário dos simples mortais, com direito a um mês de férias, uma parcela de décimo terceiro; já as excelências nominadas, ao que consta, 13º e 14º salários, duas férias e tantas outras regalias, totalizando, no máximo, 220 vinte dias de trabalho por ano. Tudo isso num país pobre como o nosso, que tanto necessita de uma justiça rápida.

Meu amigo que está lendo aí, me diga: qual a razão dessa esbórnia generalizada pelo país afora? Má gestão, inclusive com dinheiro público, e toda a sociedade calada, muda. Entendo que seja até por receio e represálias no dia a dia.

Recentemente, entrei no site do Ministério Público e Judiciário mineiro; primeiro, confesso a minha dificuldade em traduzir o que é salário, incentivo e estímulo$$, tanto num como no outro.

Transparência com o dinheiro público; é disso que precisamos. Qual a contribuição, em tempos de crise, por parte desse segmento?

Ps: o mesmo não digo com relação aos servidores, inclusive, com os da primeira instância. Volto ao tema. Não concorda? Venha e escreva, vamos para o debate! Debater com seriedade e equilíbrio, deixando a paixão e a vaidade de lado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por