ARTICULISTAS

Muita calma nessa hora

Mário Salvador
Publicado em 08/09/2015 às 08:45Atualizado em 16/12/2022 às 22:23
Compartilhar

Fato recente envolvendo a presidente Dilma no Palácio do Planalto fez-me relembrar do delicioso livro 350 Histórias do Folclore Político, em que o jornalista Sebastião Nery narra seus momentos junto a conceituadas figuras da política tupiniquim. Achei que eu havia lido ali a respeito de acontecimento semelhante vivido por Juscelino e deliciei-me relendo o livro.

O fato a que me refiro é o seguinte: Diz a história que JK foi recebido com vaias por estudantes, num congresso da UNE. Aguardou até as vozes se acalmarem e, quebrando o protocolo, declarou: “Feliz é o povo que pode vaiar seu Presidente!”. A esperta tirada política atingiu os objetivos: JK recebeu imediatamente os aplausos daqueles mesmos estudantes. Com sabedoria, ele tornou aliado um momento antes desfavorável.

A Presidente recebeu, no Palácio, os atletas paralímpicos, que deram ao Brasil o primeiríssimo lugar no Pan do Canadá. Entretanto, quando se dirigia ao palco, foi barrada por um membro do protocolo (imaginem!), que priorizou a passagem dos cadeirantes. Sem sangue político nas veias, ela, nervosa, alterou a voz, destratando o funcionário. Se tivesse jogo de cintura, talvez agradecesse a ele, ao microfone, pelo alerta, fato que alcançaria repercussão internacional.

Ao contrário do presidente Lula, que declara, com orgulho, nunca ter lido um livro, a Presidente, como boa leitora que é, poderia se valer de obras que narrem atitudes positivas de outros estadistas e se espelhar neles para conquistar (ou reconquistar) os brasileiros.

Mário Salvador

Membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por