ARTICULISTAS

Mundo literário na FLI Araxá

Muitas crianças brincando na piscina de bolinha, outras tantas pulando na cama elástica

Ilcéa Borba Marquez
Publicado em 02/09/2015 às 19:42Atualizado em 16/12/2022 às 22:29
Compartilhar

Muitas crianças brincando na piscina de bolinha, outras tantas pulando na cama elástica, enquanto mais crianças disputavam o saquinho de pipoca ou o algodão doce! Centenas de jovens descendo de ônibus lotados com camisetas escolares onde se liam os nomes de várias escolas, tanto de Araxá quanto de cidades vizinhas, como Patos de Minas, Pará de Minas e Uberaba; outros tantos lotando o Auditório nº 1, onde se iniciava uma mesa sobre o tema: Escrevendo para Adolescentes. As autoras: Paula Pimenta, Thalita Rebouças, Babi Dewet e Bruna Vieira eram esperadas para uma tarde de depoimentos, diálogos, autógrafos e selfies. De repente o auditório entra em delíri palmas, assobios, gritos (eu te amo), gestos formando a imagem de um coração! A recepção às autoras se iniciava com a ordem sendo mantida por inúmeros e vigilantes seguranças! Muitas perguntas brotavam espontaneamente depois das declarações: Paula ou Thalita ou Babi eu te amo!... Um auditório participativo, em plena e agradável erupção afetiva! As autoras se apresentavam encenando a adolescência, assim não havia diferença: eram adolescentes que se comunicavam com adolescentes, na maneira de ser e viver adolescente.

Numa certa hora muitos se levantam e buscam a saída do auditório, eu sou tomada de surpresa: o que está acontecendo? Só mais tarde compreendi que eu também deveria ter saído porque a fila para os autógrafos estava começando... depois, na fila, a espera durou duas horas e meia! Para eles esse suplício não causou nenhum incômodo porque tudo vale a pena quando o amor é forte –desmaios, choros, palpitações, taquicardia, vermelhidões – o coração batendo a mil!

Poder entrar na livraria já era uma vitória, a disputa por um espaço em frente as prateleiras sempre em desordem um ato heroico, as filas para os caixas sempre longas e demoradas exigiam paciência, o cansaço dos atendentes era visível. Se compararmos com a quietude normalmente reinante nas livrarias, onde se pode desfrutar de silêncio e paz, cabe interrogar: que mundo é este?

Os adultos também tinham oficinas e debates interessantes com diversos e reconhecidos autores e obras: Nélida Pinon, Mary del Priore, Marina Colassanti, Miriam Leitão, Frei Beto, Bernardo Carvalho, Leopoldo Brizuela, Gonçalo Tavares, e muitos outros destacando a grande homenageada do evento – Lya Luft. Presenças marcantes em seus depoimentos vivenciais, em que reconhecemos a marca da sabedoria nascida de verdadeira paixão livresca e habilidade com as palavras. Um amor à leitura. cuja consequência é a formação e organização de um tesouro linguístico de onde nascem as ideias, se organizam as fantasias para os romances, contos e poemas. Este é o mundo literário que aconteceu na FLI Araxá. Um mundo onde todos tinham espaço literári crianças, adolescentes e adultos; uma festa do e para o livro!

(*) Psicóloga e psicanalista

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por