ARTICULISTAS

Faroeste Caboclo

Publicado em 26/08/2015 às 09:30Atualizado em 16/12/2022 às 22:36
Compartilhar

 Faroeste caboclo

O Ministério Público Federal denunciou o presidente da Câmara e o ex-presidente Fernando Collor, deixando outros 30 à ansiosa espera, dentre eles o presidente do Senado. O que intriga a sociedade é o propósito específico de denunciar primeiramente aquele que, publicamente, declarou oposição ao governo, deixando transparecer a existência de ilícito e irregular elo de vinculação entre a Presidência da República e o atual procurador-geral da União, Rodrigo Janot Monteiro de Barros.

Isto porque o procurador-geral da República, que exerce a chefia do Ministério Público da União e do Ministério Público Federal, além de atuar como procurador-geral eleitoral, é escolhido e nomeado pelo presidente da República, e seu nome deve ser aprovado pela maioria absoluta do Senado Federal.

Coincidência ou não, o presidente do Senado, que agora trabalha para sua escolha a recondução do cargo, também figura entre a lista daqueles investigados, oportunidade em que a sociedade brasileira questiona a razão de não ter sido ainda investigado.

A passos mansos o vice-presidente da República, Michel Temer, deixa a articulação política do governo, algo que se mostrou um fracasso frente ao faroeste caboclo e tupiniquim criado entre os presidentes da Câmara e Senado, que por sinal são do mesmo partido, deixando a presidente caminhar para o isolamento, pois estar ao lado do investigado Renan Calheiros e amparada por agentes políticos já desgastados, como Jader Barbalho, em nada ajuda.

Como se não bastasse a fragilidade do elo governamental dos três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, que reviram angústias e frustrações de Montesquieu, criador da tripartição dos poderes, o país ainda sofre com as pedaladas fiscais, que estão sendo investigadas e, se reconhecidas, poderão levar os atuais agentes governamentais à prática de crime de improbidade administrativa.

Enquanto isso, o desemprego sobe gradativamente e hoje apresenta números equivalentes a 8,3%, e ameaça chegar ao fim de 2015 em índices próximos a 10%; a inflação nos últimos 12 meses atinge números altíssimos e iguais a 9,57%; a crise no mercado externo, especialmente na China, eleva risco de recessão, e agora a presidente Dilma diz que o governo demorou a perceber a gravidade da crise econômica.

Neste faroeste caboclo e diante deste tiroteio de denúncias entre os poderes, os cidadãos, em eminente angústia, e ao roer de dedos, acompanhamos ansiosos o derradeiro fim desta novela global que não parece ter fim. Quem sobreviverá? Esta é a pergunta que caminha na boca de todos.

Paulo Leonardo Vilela Cardoso

Advogado

Paulo Leonardo escreve quinzenalmente neste espaço

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por