ARTICULISTAS

Empatia

Empatia é a capacidade de sentir o que sentiria outra pessoa caso estivesse na mesma situação

Márcia Moreno Campos
Publicado em 23/08/2015 às 13:41Atualizado em 16/12/2022 às 22:40
Compartilhar

Empatia é a capacidade de sentir o que sentiria outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. É sentir na pele seus problemas e sofrimentos. Infelizmente, esse sentimento cada vez mais só é percebido nos livros de ficção e, quando na vida real, tomamos conhecimento da existência de algum psicopata, que, segundo a Ciência, é incapaz de ter empatia por alguém. Vivemos hoje a tônica do salve-se-quem-puder. O mote é garantir o seu e o da sua família e no máximo mostrar alguma sensibilidade pelo drama alheio, sem, contudo, mover uma palha para resolvê-lo.

O Brasil é hoje, reconhecidamente, um país quebrado, endividado e no fundo poço, devido a um governo incompetente, à corrupção endêmica e à falta de reformas estruturais importantes ao desenvolvimento. A crise, como costumamos dizer, tomou conta de todos os setores. O crescimento é negativo, a inflação avança já sem controle e a taxa de juros é a maior do mundo. Todavia, alguns daqueles que fazem parte do numeroso leque de “cargos de confiança”, diga-se a bem da verdade, não concursados e de indicação política, tripudiam dos que ralam para sobreviver, pagando impostos abusivos, fazendo mágicas para atrair clientes que estão na mesma situação que eles e financiando com o seu trabalho honesto um governo corrupto. Ironizam, perguntando onde está a crise.

Quantos de nós não adiamos planos, tratamentos de saúde, compra da casa própria, viagens e sonhos porque não temos dinheiro. Imagine se pudéssemos lançar mão de verbas indenizatórias ou cartões corporativos que nos pagassem tudo, de gasolina a moradia, luxo dos luxos, privilégio exclusivo dos eleitos para nos representar. Enquanto esbanjam nosso dinheiro, ficamos assistindo perplexos aos conchavos chamados de acordos ou Acordão, onde somos ignorados porque o único objetivo é salvar os donos do poder e preservar a própria pele, cada vez mais chamuscada com as revelações da operação Lava-Jato. Os grandes conglomerados empresariais também se movimentam para lucrar com a crise e ficar ao lado daqueles que, estando no Poder, podem beneficiá-los com canetadas e obras desnecessárias. E o povo tem sua parcela de culpa, porque, quando chamado a manifestar, se omite.

Somente com união e empatia, cada qual cedendo um pouco, conseguiremos alcançar o ideal de um país mais justo. Por ora, só acredito mesmo na Justiça Divina.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por