ARTICULISTAS

Pensar o futuro

Queria te fazer um convite. Vamos caminhar um pouco? O sol já não está tão forte

Renato Muniz Barretto de Carvalho
Publicado em 16/08/2015 às 12:13Atualizado em 16/12/2022 às 22:47
Compartilhar

Queria te fazer um convite. Vamos caminhar um pouco? O sol já não está tão forte, logo vai anoitecer e estará agradável para um passeio ao ar livre. Vamos andar pela cidade, vamos aproveitar o tempo que temos para nos exercitarmos um pouco, de forma tranquila, sem pressa, sentindo o ar entrar e sair dos pulmões, oxigenando o organismo, numa suave provocação para corpos que permaneceram tensos uma boa parte do dia.

Aonde vamos? Até uma avenida larga, com calçadas planas, sem obstáculos. Hoje, são muito comuns as caminhadas, seja em que horário for e de que maneiras forem. As pessoas estão, cada vez mais, fechadas em escritórios, em salas, em lojas, sem muito contato com o ambiente externo. Sobram raras oportunidades de usufruir de uma praça, de um parque, da sombra das árvores. Então, temos de desfrutar do tempo que nos resta, ainda que seja no final da tarde, no fim do dia. Vamos?

Que roupa usar? Uma roupa confortável, uma roupa que não nos incomode, que nos deixe à vontade. Pois não vamos a nenhum compromisso, senão conosco, com nossas consciências e o futuro. Sim! Caminhar em direção ao futuro, permitindo que o cérebro oxigenado vislumbre novas perspectivas e que, ao irmos em frente, façamos uma retrospectiva da vida, uma autocrítica. Que nos sirva para repensarmos algumas atitudes, sem mágoas e sem ódios. Pensar o futuro não combina com sensações negativas, rancorosas ou raivosas.

Não é só um exercício físico, é muito mais, pode ser um encontro com nossos medos e desejos mais íntimos. Exagero? Sejamos otimistas, e nada de retrocessos, vamos em frente!

Não quer conversar? Quer permanecer em silêncio durante o trajeto? Ótimo! Estabeleça seu próprio ritmo, observe sua respiração, seus movimentos. Conceda-se esse prazer, só seu, que é sentir-se dono de si, de sua vontade, e isso pode ser feito até numa cadeira de rodas, por que não? Você não sabia que um simples passeio podia proporcionar tudo isso? Experimente! Livre-se das quatro paredes, inclusive das imaginárias, e venha ao encontro do mundo real. Perceba os cheiros, mesmo que nem todos sejam agradáveis, perceba as diferentes formas, as diversas cores, principalmente as do entardecer, se isso for possível. Você sabia que o céu fica colorido ao entardecer? E então? Vamos?

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por