ARTICULISTAS

Caminhada do cristão

Ao falar sobre o termo “cristão”, entendemos uma ligação com Cristo

Dom Paulo Mendes Peixoto
Publicado em 08/08/2015 às 20:39Atualizado em 16/12/2022 às 22:55
Compartilhar

Ao falar sobre o termo “cristão”, entendemos uma ligação com Cristo. No livro dos Atos dos Apóstolos encontramos a origem desse term “Em Antioquia, os discípulos foram, pela primeira vez, chamados com o nome de ‘cristãos’” (At 11,26). Isto ocorreu a partir de uma prática de vida, do seguimento de um caminho proposto por Jesus Cristo e seguido por um grupo de fiéis.

A vida cristã tem dimensão de eternidade, diferente da vida pós-morte. Significa vida reconciliada com Deus, que já começa aqui e continua após a morte. A morte faz parte da realidade humana, da condição histórica, das coisas finitas e limitadas. Para o cristão não existe morte como ruptura definitiva com Deus. A união com Ele não termina na morte, que é passagem para uma vida plena.

Essa realidade tem que estar em sintonia com a entrega pessoal do cristão aos ensinamentos de Jesus Cristo. Significa testemunho autêntico de vida, superando as influências de tudo que desqualifica atitudes de dignidade cristã e humana. A estrada de Jesus Cristo não é de vida fácil, descomprometida com os ideais da Palavra de Deus. É fazer o caminho da opção pelo Reino de Deus.

Parece que as forças do mal querem sufragar as do bem. Realmente a pessoa é influenciada por muito “lixo” da nova cultura. Mas não pode ficar sufocada por isso a ponto de perder a expectativa de uma vida melhor e feliz. Não há como fugir da realidade, mas existem forças sobrenaturais que fortalecem e estimulam na caminhada. Basta ir ao encontro desses meios.

Não é saudável decidir-se por um caminho de fuga, de descompromisso com a realidade concreta. Mesmo no âmago do cansaço e do desespero, sempre há uma luz no fim do túnel. A luz da esperança não é outra coisa a não ser Deus. Por isso, a falta de fé significa cair no vazio e terminar no nada.

O cristão é um ungido do Senhor, tendo o Espírito Santo como selo de Deus em sua vida. Assim acontece com todo pai que encara sua responsabilidade com determinação. Não basta celebrar o dia dos pais, mas também tomar consciência do profundo sentido de ser pai, na geração e na educação cristã e cidadã dos filhos.

(*) Arcebispo de Uberaba

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por