ARTICULISTAS

Próximo

No comércio eu sou cliente, no hotel sou hóspede, para as receitas fazendárias

Fulvio Ferreira
Publicado em 29/07/2015 às 19:27Atualizado em 16/12/2022 às 23:05
Compartilhar

No comércio eu sou cliente, no hotel sou hóspede, para as receitas fazendárias sou contribuinte, para o serviço público sou usuário. Se estou num consultório eu sou paciente, no transporte sou passageiro.

Descobri, porém, recentemente, que também sou "próximo".

É claro que em alguns tipos de estabelecimentos a formação de filas é inevitável, seja única ou não.

O que é questionável em verdade é a forma como você é chamado. O "próximo" pode até ser um pronome usual em filas, mas precisa vir acompanhado de um sorriso.

Todos nós passamos por situações de fila, seja numa grande loja, nos Correios, no supermercado ou numa loteria. Em geral, em pé. Some-se cansaço, pressa, calor entre outros até que chega a sua vez. E de repente você ouve: PRÓXIMO!

E ouve um chamamento pouco simpático, rude, áspero!

Ora, ninguém fica numa fila por longos minutos porque gosta, porque é seu hobby. Tampouco ninguém fica no Caixa por longas horas, às vezes em pé, porque quer.

Então, cabe às partes um mínimo de simpatia, um mínimo de respeito. E o que se espera da pessoa que está no atendimento é gentileza porque quem está tratando com pessoas precisa, sim, gostar de pessoas.

Então, se você está nesta situação, sugiro que comece a mudar. Da próxima vez que for chamar o cliente abra um sorriso e diga "próximo"!

E se puder, faça mais.

Além do sorriso, chame o cliente e diga:

O próximo, por favor!

(*) Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista [email protected] fulvioferreirapalestrante.blogspot.com

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por