ARTICULISTAS

Acordolhar 4

Acordar cedo é minha preferência, adoro o frescor da manhã, minha energia está a mil

Esther Luisa Hercos Fatureto
Publicado em 28/07/2015 às 19:16Atualizado em 16/12/2022 às 23:06
Compartilhar

Acordar cedo é minha preferência, adoro o frescor da manhã, minha energia está a mil nesta hora. Acordar e olhar o Sol nascendo, abrir a janela e agradecer, eu tenho mania de agradecer a cada instante. Acordar cedo vendo as diversas cores da vida, ver sorrisos alegres ou carinhas mal humoradas faz parte também desse momento.

Adoro atividade física pela manhã, muitos gostam depois do trabalho, à noite; tudo bem. O importante é mexer o esqueleto, alongar as juntas e fortalecer os músculos. Correr, andar, dançar, pedalar... qualquer coisa é bom demais pra acordar nosso olhar e dar cor às nossas vidas. Não precisa ter dinheiro, tênis caros ou bicicletas chiques, tem que ter disposição e vontade. Podemos dançar dentro de casa mesmo, por exemplo.

Todo mundo tem um tempinho livre, andamos desde criança, ninguém precisa aprender a andar, temos que despertar esta vontade, abrir nossos olhos para o bem que isso nos faz. Pode ser que não emagreça, mas desperta a consciência corporal que muitos perderam.

Várias praças da cidade contam com equipamentos de ginástica, são bem conservados e limpos. Se nos permitirmos, podemos fazer muito esforço físico neles. Podem parecer coisa de velhinhos doentes ou de criança, mas não são. Se executarmos bem os exercícios, nós vamos sentir os nossos músculos vivos e energizados. E detalhe! De graça. Só temos que ter vontade de ir pra praça.

Muitas doenças podem ser amenizadas e até curadas com exercícios físicos. Se associarmos alguma atividade com uma alimentação melhor, certamente daremos mais cores às nossas vidas. Até doenças emocionais podem ser aliviadas com atividades ao ar livre, em academias, em grupo de idosos, em qualquer lugar onde encontremos sorrisos e energia de viver.

Estimular amigos e parentes também é uma forma de iluminar a nossa vida e de outras pessoas. Convide pra caminhar alguém que está passando momentos de tristeza, ajude esta pessoa a observar a cidade e olhar as pessoas. O segredo é sorrir, assim a vida nos sorri de volta. Existem centros de convivência públicos, com profissionais especializados em atividades físicas e mentais, temos que nos informar e passar a utilizar o que nos é oferecido gratuitamente. Sempre existe uma luz, nós só temos que abrir os olhos e segui-la.

Acordar o olhar é passar a cuidar de nós mesmos. Vamos alongar nosso corpo, passar filtro solar, respirar profundamente, encolher a barriga, levantar o corpo e dizer pra vida que nós estamos vivos e prontos pros desafios. Com muito brilho no olhar! Distribuindo cor por onde passarmos.

 

(*) Médica oftalmologista

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por