ARTICULISTAS

Aaggossttooo..., o oitavo mêsss!

Caro amigo leitor, já comentei sobre o mês de agosto, mas esse que aproxima vai ser

Leuces Teixeira
Publicado em 23/07/2015 às 19:28Atualizado em 16/12/2022 às 23:10
Compartilhar

Caro amigo leitor, já comentei sobre o mês de agosto, mas esse que aproxima vai ser de muita ventania, muita agitação, expectativa, inclusive no meio político. As planícies brasilienses serão sacudidas como nunca; cachorro doido vai ser café pequeno, tendo em vista o enfrentamento de outras coisas monstruosas; o chão vai tremer.

Andei lendo sobre a origem do nome agosto, do latim augustus, é o oitavo mês do calendário gregoriano. Assim ocorreu em homenagem ao imperador César Augusto; anteriormente, agosto era denominado sextil, visto que era o sexto mês no calendário de Rômulo.

Aliás, más e boas línguas caminham no sentido de dizer ser o mês do desgosto tenebroso, confira: suicídio de Getulio Vargas, Primeira Guerra Mundial, morte da Princesa Diana, Elvis Presley, Raul Seixas, morte de Juscelino Kubitschek, renúncia de Jânio Quadros e, em 16 de agosto de 1992, o  povo brasileiro foi às ruas de preto para pedir o impeachment de Collor; em agosto de 1942, embarcações brasileiras foram atacadas em nossa costa, provocando centenas de mortes – vale citar o naufrágio do navio Baependi.

Em Portugal, as moças não casavam no mês de agosto, e nos tempos modernos ainda temem; qual a razão?  Era o período em que as caravelas saíam para o mar, ou seja, lua de mel nem pensar, ou, ainda pior, corriam o risco da viuvez. Olhe o tamanho da desgraceira, perdoe o termo, mas não consigo imaginar outro.

Mudando de rumo a nossa prosa, o mês que se avizinha, no campo da política, vai pegar fogo; disso não tenho dúvida. A ilustre gerentona vai de mal pra pior; seu índice de rejeição já perdeu para o percentual da inflação projetada para este ano. Crescimento zero – até mesmo negativo –, desemprego nem se fala, tudo isso aliado à sua total inépcia em todos os sentidos. Incompetente mesmo, em bom português; só governa no tempo de vacas gordas, pedaladas, na bonança; aliás, diga-se, uma “virtude” dos PeTralha$; trabalho, competência, inteligência para o bem, nota zero!

O presidente da Câmara dos Deputados – Eduardo Cunha/PMDB-RJ – está acuado, bem acuado, com a acusação de ter recebido dinheiro do PeTrolão; Renan Calheiros/PMDB-AL – presidente do Senado – também está mal politicamente, tendendo a piorar. Ambos, velhas raposas políticas, não vão jogar para perder. Ao contrário, lutarão até a última gota de sangue; em caso de óbito – morte súbita política –, vão arrastar muita gente pro cemitério do inferno dos esquecidos, inclusive a douta gerentona e o seu guia espiritual do politicamente incorreto – Lula. É briga de cachorro grande, e de cachorra também.

Nunca fui supersticioso, nunca! Mas esse mês de agosto vai dar muito o que falar. Corri para ver na folhinha se tem sexta-feira 13 em agosto. Não tem, mas tem quinta-feira 13; fui tremendo; respirei aliviado.

Agosto é chamado o mês do cachorro louco, não sei a razão; mas não é só do cachorro, também da cachorra e da cadela louca. Tenho mais medo da cadela louca, é um perigo, estando ou não no cio.

Pai de misericórdia, tenha piedade de nós; deles não, que vão pros quintos dos inferno!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por