ARTICULISTAS

A cápsula do tempo

A ideia, mesmo não sendo inédita, permitiu aos alunos de diversas idades e anos escolares escreverem textos e mensagens sobre o que estará acontecendo com eles e no mundo em 2025

Karim Abud Mauad
Publicado em 20/07/2015 às 10:34Atualizado em 16/12/2022 às 23:13
Compartilhar

 A cápsula do tempo

Em evento dia 08/07/2015, no CNSD, participamos de uma atividade que propiciou aos alunos escreverem cartas e guardá-las em uma cápsula do tempo, cuja abertura se dará a exatos 10 anos. A ideia, mesmo não sendo inédita, permitiu aos alunos de diversas idades e anos escolares escreverem textos e mensagens sobre o que estará acontecendo com eles e no mundo em 2025, quando a instituição completará 140 anos. Foi muito interessante, pois reuniram alunos, familiares, professores, supervisores, Irmãs Dominicanas, tudo sobre o olhar atento da querida Diretora Marta Queiroz, na comemoração dos 130 anos e nos permitindo olhar para o futuro. Como tudo estará?

Foram lidos alguns desses escritos e nos chamou a atenção a carta de uma aluna, que olhando para o futuro, avaliava como tinham ficado seus sonhos e desejos de hoje, no final destes 10 anos. Foi muito interessante o diálogo do seu presente com seu futuro.

Este evento nos inspirou a fazer este artigo e nos faz pensar em como e onde estaremos neste mesmo período. Começamos acreditando estar vivos, saudáveis, e no meu caso específico, agradecendo a Deus pela estada na Faculdade da nossa filha Anna Carolina, realizando seus sonhos e anseios. Minha esposa Flávia, ao meu lado, partilhou o mesmo desejo e, claro, esperamos estar juntos nesta realização. Ampliamos a expectativa para nossos parentes e amigos.

Ato contínuo, começamos a pensar em algumas demandas de hoje, de nossa Uberaba. Esperamos que a Planta de Amônia, Gasoduto, voos nacionais e internacionais já sejam realidades e não pautas de reivindicações. Em função desses avanços, a nossa população estará feliz com a melhora substancial na educação e saúde. Os problemas vividos na área hospitalar da cidade, com as dificuldades de manutenção dos hospitais Hélio Angotti e da Criança sejam contornados, o Regional concluído, não faltando meios para sua permanente sustentabilidade. Será?

Um tema que não nos permitiu vislumbrar melhoras foi na segurança pública, nele temos apenas esperanças.No esporte, teremos USC X NACIONAL, na primeira divisão do mineiro, quem sabe um dos dois decide e ganha o campeonato?  Nos esportes especializados teremos nossos times em todas as ligas, basquete, vôlei, futsal..., o tênis, que neste momento nos brinda com representante no Pan e o handball, que sedia o mundial Sub-20, continuarão ganhando títulos importantes para o orgulho da nossa UBERABA. Teremos a mobilidade urbana entendida por todos, lembrando que o interesse público deve prevalecer sempre. O sonho se aplica a todas as demais áreas.

No Estado e no País, as angústias que hoje nos assolam deverão fazer parte do passado, com um novo ciclo virtuoso na ECONOMIA. Que nossos governantes não firam os princípios da Macroeconomia, mantendo inflação sob controle, juros baixos, pleno emprego, bancos e setor automobilístico efetivamente participando do esforço de reconstrução do Brasil. Que o esforço fiscal adotado, permita que o sacrifício de todos os setores produtivos não tenha sido em vão. Será?

Educação, Saúde, Cultura, Ciência e Tecnologia já estarão com índices de satisfação mundial e a segurança pública começará a ser tratada efetivamente como prioridade nacional. Aqui, se 10 anos forem insuficientes, renovamos uma última vez por mais 10 anos esta expectativa. Nestes e noutros quesitos tão importantes, estará abolida a renovação, pois a pauta desenvolvimentista do Brasil tem prioridades e precisa mudar e virar a página. Teremos um hexa campeonato mundial de futebol para comemorar. Será?

Sonhar e trabalhar pelos sonhos e esperanças é um dever cidadão, e poderíamos ficar aqui procurando e trabalhando vários temas, tais como direitos humanos, igualdades de raça, gênero, religião, conflitos entre povos e por toda uma gama de assuntos que cada um de nós tem em suas consciências e convicções. Fizemos aqui um breve exercício de expectativas, motivado pelo emocionante evento e por nossa formação profissional, pois em treinamentos pedimos aos colaboradores das empresas a se imaginarem daqui a 5, 10, 20 anos. Esperamos que tudo aconteça mais rápido do que previsto, e que na época, já históricos, possamos juntos fazer um balanço.

Karim Mauad Abud

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por