POLÍTICA

Câmara aprova projeto que desburocratiza alvará sanitário

Foi aprovado pela Câmara de Vereadores Projeto de Lei que altera a Lei Complementar Municipal 451/11, que instituiu o Código Sanitário

Marconi Lima
Publicado em 20/06/2015 às 22:24Atualizado em 16/12/2022 às 23:39
Compartilhar

Foi aprovado pela Câmara de Vereadores Projeto de Lei (PL) que altera a Lei Complementar Municipal 451/11, que instituiu o Código Sanitário Municipal. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é desburocratizar a emissão de alvará sanitário para os estabelecimentos de pequeno porte que tenham baixo risco sanitário.

O diretor de Vigilância em Saúde, Nelson Rannieri, que participou da sessão ao lado da diretora do Departamento de Vigilância Sanitária, Patrícia Vanessa Vieira de Matos, contou que pela legislação em vigor todos os estabelecimentos passíveis de alvará sanitário devem aprovar o projeto arquitetônico junto ao Departamento de Vigilância Sanitária para iniciar o processo de licenciamento sanitário.

“A proposta agora da Secretaria Municipal de Saúde é facilitar, desburocratizar o processo de licenciamento sanitário dos pequenos estabelecimentos comerciais. Com a alteração que estamos propondo, os estabelecimentos de pequeno porte com atividades consideradas de baixo risco sanitário – e que não tenham legislação específica para área física – não teriam esta obrigatoriedade”, explicou.

Durante a defesa da matéria, o líder do Governo na Câmara, Elmar Goulart (SD), destacou que a atual legislação tem gerado custos desnecessários a esses estabelecimentos. “Esse PL beneficia os pequenos empreendedores, simplificando a liberação do alvará para essas pessoas. É um ganho para a comunidade”, enfatizou.

Para o vereador João Gilberto Ripposati (PSDB), a proposta é benéfica, mas aproveitou para fazer um apelo à administração municipal por acreditar que falta proximidade entre o município e alguns segmentos da cidade. “Para que haja uma popularização, uma melhor explicação do sentido da lei, o Executivo deveria realizar seminários ou qualquer outro tipo de encontro com os interessados sobre o assunto”, sugeriu Ripposati.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por