FALANDO SÉRIO

Infectados aumentaram na semana de 11 a 17

Wellington Cardoso
Publicado em 19/04/2021 às 20:56Atualizado em 18/12/2022 às 13:11
Compartilhar

Os dados

Semana de 11 a 17 registrou 14 pacientes a mais que o período imediatamente anterior. Foram 1 mil 143 casos novos contra 1 mil 129 de 4 a 10 deste mês. Mas, houve uma vítima fatal a menos: 44 a 45.

Apurando

Funepu está apurando motivos pelos quais médicos faltaram ao plantão do fim de semana em UPA, prejudicando quem lá estava: colegas e pacientes.

Punições

Garante eventuais medidas punitivas administrativas e, se outra irregularidade houve, comunicação ao MP.

Condenação

Pelo uso de milícias para expulsar e espancar invasores de sua propriedade em Campina Verde, fazendeiros terão de pagar R$ 8 mil de indenização a membros do Movimento Sem Terra.

Correção

Episódio ocorreu em 2003 e esses R$ 8 mil devem ser corrigidos desde então por decisão do TJ, segundo o qual houve invasão, mas os atos de repressão não se justificam.

Assustador!

Além de não serem seletivas por idade, novas variantes da Covid estão levando à rápida evolução da doença nos pacientes, como mostra balanço feito pela coluna.

Jovens

E a cada dia mais jovens aparecem entre as vítimas fatais, atestando a agressividade das variantes.

Menos de 70

Entre os dias 11 e 18, entre os mortos com no máximo 5 dias de internação estavam 8 pacientes com menos de 69 anos. Um deles de apenas 27 anos.

Em 2 dias

Das quatro vítimas fatais com apenas dois dias de internação, nenhuma tinha mais de 55 anos (31, 35, 41 e 55). 

Não dá!

Diz especialista que a explicação dada pela SMS de mortes em UPAs, de gravidade dos pacientes, não é aceitável.

Atraso

Segundo ele, se os  pacientes estão chegando graves às UPAs, e evoluindo ainda mais rapidamente, é indício de que não foram acompanhados antes pelo monitoramento.

Vaga zero

E, acrescenta, a vaga zero hospitalar (reserva) existe exatamente para os casos prioritários. “O lugar desse paciente não é na UPA, pois carece de equipes suficientes para esse tipo de atendimento”.

Fisioterapeuta

E cita que hospital conta com fisioterapeutas, que podem ajudar na redução do desconforto respiratório, minimizando sofrimentos e até postergando entubação.

Medicamento

E finaliza: “Se as UPAs têm medicamentos indisponíveis no Regional para acudir ao paciente, que eles sejam transferidos para o hospital levando a medicação”.

Sob investigação

Conselho Nacional do MP avocou para si a investigação de denúncias contra ex-membros do Gaeco de Uberlândia até então conduzidas pela Procuradoria Geral de Justiça.

Verba de acordo

Segundo a denúncia inicial, os promotores teriam movimentado as verbas resultantes de acordos celebrados em processos oriundos de suas investigações.

Via Consep

Recursos que eram oficialmente destinados ao Conselho Comunitário de Segurança Pública, mas revertidos em benefício da estruturação do MP e atividades do Gaeco.

Muito grave

Disse o corregedor nacional do MP, Reinaldo Reis, que os fatos revelam extrema gravidade.

Na Assembléia

O Gaeco de Uberlândia motivou audiência pública da Assembléia Legislativa em 2018, depois de ações dos promotores contra policiais e advogados naquela cidade.

Demissões

Desde o início da pandemia, em março de 2020, hotéis, bares e restaurantes de Uberaba já demitiram mais de mil trabalhadores, estima o Sinhores.

Sem dados

Por falta de registros anteriores à pandemia, não há levantamento sobre a quantidade de estabelecimentos que fecharam as portas, diz o presidente Fred Masson.

Indicativo

Grupo de Whatsapp que congrega filiados ao Sinhores veiculou pelo menos vinte anúncios de “vende-se” em um ano. 

Vacinação

Até o fim da semana a Controladoria deve publicar novas listas de vacinados, para atender a lei criada pela Câmara e não sancionada pelo Executivo.

Publicadas

Uma listagem com 213 páginas de nomes e outros dados exigidos, de 20 de janeiro a 18 de março, já foi publicada.

Exaustos

Profissionais do Hospital Regional estão “esgotados”. O número de pacientes exigindo cuidados em tempo integral dificulta o descanso de médicos e enfermeiras no plantão.

Muitas emoções

A saída de corpos de vítimas fatais e a chegada de novos pacientes graves mexem com o emocional, e muitos profissionais confessam chorar quase todos os dias.

Arranhando

Em grupo de profissionais de engenharia e arquitetura, um dos participantes expôs projeto inovador para a área central e recebeu com estranheza manifestação de comissionado da Seplan, considerada pessimista.

Pensar grande

“(...)vamos pensar grande, existe empreendedores querendo investir. Você da Seplan terá a responsabilidade de ajudar a viabilizar (...)dentro das normas” – frisou o engenheiro.

Sem pontos

Com a entrada em vigor de alterações no CTB, nove infrações deixaram de contar ponto negativo para o condutor de veículo.

Sem documento

Não portar documentos de uso obrigatório está entre essas infrações, que continuam punidas com multa.

Defesa

Oficial da reserva da PM, Rubson Rostanger é mais um a acusar o STF de conspirar contra Bolsonaro, tentando torná-lo inelegível. “Este ano eles vão fazer de tudo contra o presidente. Até o PSDB, antes inimigo ferrenho, se juntou ao PT contra ele” – sentencia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por