ARTICULISTAS

Torneira aberta

Um grupo de crianças foi submetido a um teste: esvaziar, com balde, uma piscininha

Mário Salvador
Publicado em 14/07/2015 às 19:15Atualizado em 16/12/2022 às 03:24
Compartilhar

Um grupo de crianças foi submetido a um teste: esvaziar, com balde, uma piscininha de plástico que ainda se enchia e já estava com água até quase a borda. Apesar de todas se esforçarem, só uma criança conseguiu equacionar o problema, fechando a torneira antes de tentar esvaziar a piscina.

Torneira aberta é a metáfora do problema que o Brasil enfrenta em relação às drogas. O combate a elas tem merecido a atenção das autoridades: operações contra o narcotráfico têm alcançado resultado, com apreensão de drogas e prisão de traficantes. Menos problemas para a sociedade; menos violência.

Contudo a torneira de entrada das drogas no país está aberta. Toneladas do produto entram por nossas fronteiras e apenas uma parte é apreendida. A torneira das drogas aberta traz um sofrimento sem fim para o próprio drogado, bem como para famílias e sociedade.

O governo conseguiria fechar essa torneira e a de outros ilícitos, vigiando ostensiva e permanentemente as fronteiras. Exército, Marinha, Aeronáutica precisam do auxílio da sociedade, das polícias militar e civil, bem como da cooperação e troca de informação entre países para o sucesso da empreitada.

Muito se tem feito para conter o fluxo de drogas que traficantes, espertos, conseguem fazer entrar no país, burlando a vigilância oficial. Não é tarefa fácil vigiar fronteira. É preciso contar com efetivo suficiente e bem remunerado, dedicação exclusiva, revezamento em todos os turnos, tecnologia de ponta, cães farejadores...

Fechar a torneira de uma banheira é fácil. Já fechar a torneira das drogas, enfrentando a extensão de nossas fronteiras é tarefa difícil, entretanto não é impossível. Prova disso é que alguns traficantes, antes intocáveis, hoje estão na cadeia. Obviamente, a escalada das dificuldades para se acabar com o problema das drogas é muito mais complicada que fiscalizar uma fronteira. Mas essa é uma tacada de mestre. E a droga exige um combate sem trégua.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por