ARTICULISTAS

Quer conhecer um homem, dê-lhe poder!

Marco Antônio de Figueiredo
Publicado em 13/07/2015 às 07:53Atualizado em 16/12/2022 às 23:19
Compartilhar

Quer conhecer um homem, dê-lhe poder!

Um fato inusitado aconteceu esta semana que passou. Presenciei e cheguei a ficar assustado com tamanha insensatez, despreparo e infantilidade demonstrados por um secretário recém-nomeado na atual administração.

Ao presenciar o descontrole e os chiliques do “poderoso recém-nomeado secretário”, as primeiras imagens que me vieram à mente foram páginas de livros com afirmativas de Maquiavel, Aristóteles, Mark Twain, Abraham Lincoln e tantos outros gênios, que assim definiam tal comportament “se quer conhecer um homem, dê poder a ele, e verás a verdade que sempre se escondeu”.

O grande escritor norte-americano Mark Twain dizia que: “se você recolher um cão de rua, e lhe der casa e comida, ele não lhe morderá. Eis a diferença fundamental entre o cão e o homem”.

Respeitando opiniões contrárias, para mim o poder não corrompe os homens; corrompe os tolos quando adquirem poder. De uma maneira bem sutil, Maquiavel já dizia que bastava dar poder a um homem para destruí-lo. Mas isso é relativo e não dá para generalizar. Infelizmente, o poder corrompe sim, mas há muitas exceções. Jesus de Nazaré, Martin Luther King e Gandhi foram exemplos de ter nas mãos o poder e permanecerem humildes.

Ouso a discordar de Maquiavel quando generaliza afirmando que todos se corrompem. Aqui mesmo em Uberaba podemos citar inúmeros exemplos de capacidade, solidez de caráter, berço e preparo para assumir o poder. Sem medo de errar, posso citar: Paulo Guimarães, da SanMarco; o Prefeito Paulo Piau e a Primeira Dama Heloisa Piau; Luiz Guaritá Neto; Manoel Rodrigues, da Aciu; Facker, Silvana Elias, Robertinho Indaiá, Fernando Hueb, Marcondes, Turquinho, Marcos Jammal, Maria Batista, Bracarense, Julio Bernardes, Ricardo Lima, Maurides Dutra, Wellington Cardoso, Marco Túlio, Renato Firmino, José Renato, Eclair, Glauber, Magrão, Grilo, Abrão e tantos outros, que estão ou estiveram à frente de associações de classe, de bairros, de escolas, etc., etc.

Penso que todos já ouviram alguém dizer que “fulano” antes do poder era uma coisa, agora é outra. Nunca tinha visto e presenciado algo tão descabido como nesta semana que findou. Sempre soube que em toda administração há aqueles que pensam que o poder é eterno e começam a pisar nas pessoas, achando-se soberanos, mesmo sabendo que dias atrás ocupavam o mesmo cargo dos seus subordinados. Mas o que mais me assustou foi comprovar que isso vem acontecendo na atual administração e comprovando o que se ouve nas ruas, sobre o dito secretário.

Abraham Lincoln já afirmava que “quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder" mas, por outro lado, sabemos que quem tem dignidade não se deixa levar.

Temos exemplos de seriedade na política local, mas existe uma minoria que prova a existência de indignos que se corrompem com o poder e pelo poder, e isso precisa ser corrigido.

Marco Antônio de Figueiredo – Advogado e articulista

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por