ARTICULISTAS

Contribuição do aposentado

Há tempos eu vinha imaginando como seria possível fazer o complicado cálculo

Mário Salvador
Publicado em 07/07/2015 às 19:49Atualizado em 16/12/2022 às 23:24
Compartilhar

Há tempos eu vinha imaginando como seria possível fazer o complicado cálculo da contribuição em dinheiro que cada aposentado compulsoriamente entrega todo mês ao país.

Por acaso, descobri esse valor, sem nenhum trabalh um deputado informou, em medida provisória, que “reajustes do valor das aposentadorias terão os mesmos índices aplicados para o aumento do salário mínimo”. E a medida foi aprovada, com a emenda do deputado. A emenda não será ratificada pelo Planalto, pois significa despesa de mais de nove bilhões de reais, entretanto, o aposentado recebeu, de bandeja, o cálculo da contribuição que ele entrega ao país.

Acontece que, no orçamento nacional, saúde, educação e segurança tiveram cortes milionários (objetivando alimentar a sede insaciável de cargos e mordomias), mas nossa contribuição, não. Até o criador (Lula) da criatura (Dilma) se queixa de que o PT só pensa em cargos. E não poupa críticas ao governo, a fim de se descolar de desmandos do governo petista.

Para exemplificar essa paixão por cargos, o PT encheu a Petrobras de correligionários. Então ministro Joaquim Levy (Fazenda), desejou saber quantos funcionários tinha à sua disposição. “250”, responderam-lhe. “Não é possível! Vamos cortar pela metade!” – disse ele. Com os cortes, 125 não ficarão na rua; serão alojados em outros setores públicos, com provento gordo garantido, e o governo perderá a base de apoio.

Outro exempl Miriam Belchior, presidente da Caixa Econômica Federal, reagiu mal a indicações políticas para esse banco, pois não quer que ele vire uma nova Petrobras, por isso quer conversar com a presidente Dilma. Nomeações estão paradas há mais de trinta dias.

O brasileiro ama o país, assim não entende situações como aquela antiga da campanha “Ouro Para o Bem do Brasil”, em que todos doaram muito ouro para o país, incluindo aliança de casamento, e de repente não se sabe onde foi parar tanto ouro. Pior: não se falou mais nisso.

Dinheiro do povo em mão errada some como água que corre pelo leito do rio. E como o aumento da aposentadoria e o do salário mínimo não são reajustados na mesma proporção, aposentadorias também foram se achatando, sumindo. Porém, o aposentado tem a consciência limpa: contribui para o bem de todos com o próprio dinheiro. E agora espera, minimamente, que esse dinheiro seja aplicado como deveria.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por