ARTICULISTAS

Georgina, Nadir e Loreto

Com este título eu imagino que o leitor ficará pelo menos curioso pensando do que se trata

Flamarion Batista Leite
Publicado em 02/07/2015 às 21:19Atualizado em 16/12/2022 às 23:29
Compartilhar

Com este título eu imagino que o leitor ficará pelo menos curioso pensando do que se trata. Em um país que cada vez mais a gente perde a vontade, o estímulo de construir alguma coisa, estes três singelos nomes construíram muito pela nossa juventude. Por suas mãos passaram diversos jovens que se tornaram seres humanos mais bem preparados para a vida adulta. Dezenas de profissionais liberais, advogados, médicos, dentistas, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e, principalmente, professores.

Irmã Dominicana Nadir Rodrigues, de uma capacidade intelectual gigante e uma ternura religiosa ímpar, foi a diretora do Colégio Nossa Senhora das Dores que me fez o convite para abrir um Pré-Vestibular no Colégio em 1977 para oxigenar e mudar o ensino preparando o aluno para os já difíceis vestibulares. Depois partiu para outras plagas, sempre trabalhando para o bem das Dominicanas. Foi para Paris onde se tornou Madre Geral da Ordem das Dominicanas Francesas e Brasileiras por 12 anos.

Madre Maria Georgina foi diretora do Colégio Nossa Senhora das Dores e eu tive a honra de contar com seus conhecimentos em português nas classes do meu primeiro colegial do Vetor Vestibulares. Era de uma religiosidade imensa e de uma cultura muito grande tendo se especializado em Portugal. Foi homenageada pelo município de Uberaba dando nome a uma Escola Municipal no Conjunto Volta Grande.

Irmã Loreto, um ser humano raro de uma cultura geral imensa e uma religiosa de escol. Tive a honra de trabalhar com ela na antiga Fista – Faculdade de Filosofia Santo Thomas de Aquino – de tão boas lembranças para os uberabenses. Era Doutora pela Sorbonne e com seus conhecimentos de Geografia, Física, Geologia e Mineralogia e sua vontade de ensinar formou gerações de brasileiros de todos os estados que vinham para Uberaba em busca do saber, pois a Fista foi fundada no século passado, na década de 50, e nesta época Uberaba era um farol do saber para todo o Brasil Central.

No ano que as Irmãs Dominicanas completam 130 anos de instalação do Colégio Nossa Senhora das Dores, motivo de júbilo e alegria, infelizmente, a cidade perdeu duas de suas Irmãs Dominicanas que muito contribuíram para o sucesso do Colégio – Nadir e Loreto. Mas a vida continua, outras Dominicanas darão sequência a este belíssimo trabalho, ensinando e humanizando nossos jovens para que o Brasil tenha um futuro melhor. Descansem em paz, Irmã Georgina, Irmã Nadir e Irmã Loreto. Que Deus as receba na sua infinita bondade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por