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O preço do desenvolvimento

Nós, os uberabenses, estamos tentando nos ajustar a uma situação que nos tirou da nossa zona de conforto

Maria Aparecida Alves de Brito
Publicado em 29/06/2015 às 12:14Atualizado em 16/12/2022 às 23:31
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 O preço do desenvolvimento

Maria Aparecida Alves de Brito

Professora

Nós, os uberabenses, estamos tentando nos ajustar a uma situação que nos tirou da nossa zona de conforto. Não está sendo fácil. A cidade cresceu repentinamente e ocasionou mudanças significativas nos hábitos e no comportamento das pessoas. Tentando dar um ar de modernidade à cidade, muito mais do que melhorar o transporte público, implantaram em uma avenida estreita, que não comportava nem o grande número de veículos particulares circulando pelo local, não um facilitador que pudesse fazer fluir melhor o trânsito, mas uma grande dificuldade, que vem causando transtornos não somente nos horários de pico, mas a qualquer hora do dia. No centro não há estacionamentos suficientes, prejudicando o comércio e a locomoção dos pedestres que por lá circulam.

Eu respeito divergências de opiniões, na medida em que elas tragam soluções satisfatórias capazes de alterar eficazmente as mudanças que nos foram impostas, num primeiro momento. Algumas alternativas foram sugeridas como, por exemplo, a remoção dos obstáculos que formam o corredor exclusivo para a circulação mais rápida dos coletivos. Contudo, à primeira vista, penso não ser esta uma boa solução, já que os coletivos transitam por aquele local a cada quatro minutos, e se o corredor for aberto para os veículos particulares, isso implicaria em uma série de transtornos, como atrasos nos horários que precisam cumprir para que haja uma perfeita sincronia entre todas as linhas.

É difícil aceitar e verificar que ainda não desenvolvemos uma educação de primeiro mundo em relação ao trânsito. Não damos passagem imediatamente ao ouvirmos a sirene de uma ambulância a caminho de um hospital, ou a um caminhão do corpo de bombeiros em socorro a um sinistro, a uma viatura policial que poderia naquele momento evitar uma tragédia como um sequestro, ou um latrocínio, ou até mesmo um cidadão em perigo de morte. É preciso reconhecer que o que se está pretendendo implantar em outras avenidas, também estreitas, e de pouco movimento, não é necessário no momento e seria um gasto de dinheiro público, no mínimo, desnecessário.

Neste momento, embora Uberaba tenha crescido consideravelmente, o trânsito ainda flui com certa facilidade, sendo desnecessária a implantação de mais um BRT. E remediar as coisas a qualquer custo, como por exemplo, liberar o estacionamento na avenida, comprometendo mais uma faixa de rolamento, creio que não seja a melhor solução. Vale ressaltar, que os políticos, antes de tomarem qualquer resolução que afetaria diretamente a população, deveriam ter para cada situação um olhar diferenciado. Um para analisar o agora, outro para avaliar as consequências futuras e, um outro, que utilizasse os dois para servir de parâmetro entre o bom senso e o óbvio.

 

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