SENTINELA

Gerente de segurança e porteiro são presos portando duas armas de fogo e muita munição

Carlos Paiva
Carlos Paiva
Publicado em 17/04/2021 às 08:32Atualizado em 18/12/2022 às 13:06
Compartilhar

Extorsão na rede

Uma estagiária de 28 anos procurou um posto de atendimento da Polícia Militar, às 21h desta sexta-feira (16), e relatou que acessou um "site" (que não se recorda qual) por seu computador de mesa e baixou o programa “guitar pro”, sendo que após baixar o programa, notou um comportamento anormal do dispositivo (como lentidão e alertas de vírus). Ela não conseguiu abrir um arquivo pessoal, constatando que a extensão dos arquivos mudou para "wrui", e em seguida percebeu que havia um documento salvo pelo bloco de notas com o nome "read me", que ao ser acessado, continha uma mensagem dos possíveis invasores do dispositivo, os quais exigiram a quantia de 490 dólares em até 72 horas e 980 dólares depois deste prazo para que os arquivos da vítima fossem liberados para uso. A estagiária relatou também que fez contato com um especialista em informática que orientou duas opções de solução, porém nenhum funcionou. Fica o alerta!

Vai entender...

Uma funcionária pública de 54 anos procurou um posto de atendimento da Polícia Militar e disse que foi convidada para ocupar cargo comissionado, executando a função de chefe de departamento de Educação Infantil na Prefeitura de Uberaba, tendo sido empossada na data do dia 21 de janeiro deste ano e ficado no cargo até a dia 10 passado. Ela deixa claro que, “por vontade própria pediu exoneração voluntária do cargo”. Nesta sexta-feira (16), a funcionária pública teria visto nas redes sociais de uma de uma mulher (conhecida) insinuações de que ela “fazia o serviço do seu chefe enquanto esse não comparecia no trabalho”. E mais: “a servidora pública deixava o seu serviço para que outra pessoa executasse”. O caso promete...

Sem prejuízo

Outra funcionária pública, também de 54 anos, procurou a PM e disse que que há mais ou menos três dias realizaram postagens de cunho político na storie de seu Facebook. Nesta sexta-feira (16), fizeram novas postagens sobre o mesmo conteúdo. Ela ressalta que não houve nenhum tipo de transtorno com a postagens realizadas e também não sabe quem estaria fazendo isso.

Importunação sexual

Duas mulheres, de 48 e 34 anos, procuraram a PC e registraram queixa contra um homem de 53 anos. Elas disseram que estão recebendo, em seus aparelhos celulares, mensagens com conteúdo de cunho pornográfico. Uma das vítimas disse que chegou a ser ameaçada pelo autor. O suspeito, um homem de 53 anos, residente na avenida Coronel Joaquim Oliveira Prata, bairro São Benedito, tem enviado vídeos se masturbando e proferindo palavras obscenas às mulheres. O caso segue para a Delegacia da Mulher.

Fortemente armados

Gerente de segurança de 52 anos e um porteiro de 24, foram presos portando no interior de carro duas armas de fogo e muita munição, na rua Adail Gomes Ferreira, Jardim Maracanã, por volta das 18h20 desta sexta-feira (16). Uma guarnição da PM fazia patrulhamento, momento em que avistou o carro VW

Spacefox, cor prata, placas PUZ-1221. Foi feita a abordagem.

Duas armas de fogo

O porteiro era quem dirigia o carro. Ao notar a presença policial demonstrou nervosismo. Foi feita a abordagem, sendo localizada na porta do passageiro uma pistola marca Walther, calibre 32, com 6 munições. Ainda no interior do carro, no porta lixo, junto ao câmbio, foi encontrado um revólver marca Rossi, calibre 22, com 3 munições.

Mais munições

Em um porta óculos, também dentro do carro, os militares encontraram 35 munições calibre 22. Em um invólucro transparente, em uma gaveta, embaixo do banco do motorista, foram localizadas mais 51 munições calibre 22. O gerente de segurança disse aos militares que as armas de fogo e munições são de sua propriedade e que são destinadas à defesa própria. Na casa dele foram encontradas mais sete munições. Ele não informou sobre quem e como adquiriu as armas e munições. Já o porteiro disse que o veículo é do gerente de segurança e que apenas estava dirigindo o carro.

Calúnia

Aposentado de 60 anos, acompanhado de seu advogado, por volta das 11h30 desta sexta-feira (16), procurou a Delegacia de Plantão da PC e pediu providências. Ele contou que seus vizinhos enviaram mensagens para sua esposa fazendo acusações gravíssimas. Eles estariam dizendo que o aposentado teria estuprado uma criança de 7 anos, filha de um casal de vizinhos. O aposentado ressalta que tal fato é mentira e que tem acarretado riscos, inclusive de morte, tendo em vista que a história espalhou pelo bairro.

Quadrilha de alta periculosidade

Na quinta-feira passada (15) esta coluna noticiou que agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Uberaba prenderam quatro homens suspeitos de participarem de crimes (possivelmente assaltos) em Uberlândia e no Paraná. No momento da prisão eles portavam um revólver municiado e com numeração raspada. Também portavam um pacote de abraçadeiras de nylon, geralmente utilizadas para algemar vítimas de assalto. Pois é, os quatro homens são muito mais perigosos do que imaginávamos. Eles fazem parte de uma quadrilha que rouba, sequestra e mantém em cárcere privado caminhoneiros que saem pelo país em busca de fretes.

Presas fáceis

Os quatro homens foram abordados e presos no posto da PRF em Uberaba, na BR-050, quilômetro 166, às 8h50 de quinta-feira (15). A prisão aconteceu logo após liberarem caminhoneiros que haviam sido sequestrados e estavam em cativeiro desde segunda-feira (12) em uma chácara em Uberlândia. Já se sabe que cometeram pelo menos mais três roubos com sequestro e cárcere privado na região, sendo dois em Uberlândia e um em Uberaba. O caso de Uberaba foi divulgado, com exclusividade, nesta coluna (6/3/2021). Na época contei detalhes, até como alerta para que caminhoneiros não se tornem presas mais fáceis do que já são.

Proposta de frete

Com a prisão dos quatro homens pela PRF em Uberaba e o trabalho criterioso da Polícia Militar (PM) em Uberlândia, hoje temos mais detalhes da forma com que a quadrilha atua e assim o caminhoneiro pode selecionar melhor suas propostas de fretes, pois o roubo seguido de sequestro e cárcere privado começa exatamente com uma proposta de frete.

Aplicativo de fretes

Conforme a PM em Uberlândia, os três caminhoneiros, de 37, 38 e 44 anos, contaram que são cadastrados no aplicativo Fretebras e que foram contatados por uma pessoa que se identificou como “Marcos Henrique”, o qual os chamou no privado. Os três caminhoneiros foram informados que fariam o transporte do arroz Vasconcelos. O falso contratante demonstrou interesse em motoristas com caminhão Scania e semirreboque. Foi pedido para que se apresentassem com suas carretas em um galpão na avenida Antônio Thomaz Ferreira de Rezende com avenida Bárbara Eleodora, bairro Nossa Senhora das Graças, em Uberlândia, na segunda-feira (12).

Sequestro e cárcere privado

Ainda conforme relato das três vítimas, eles chegaram separados no galpão e na medida em que chegavam eram abordados e rendidos por um homem, o qual estava de posse de uma arma de fogo, uniformizado, com calça de cor azul e camisa clara e capacete de segurança de cor amarela (objetos que foram apreendidos pela PRF em Uberaba). Depois de rendidos, foram levados para o cativeiro. Hoje já se sabe que o cativeiro era em uma chácara na cidade de Uberlândia. Sabe-se até que foi alugada para um conhecido empresário dono de inúmeras carretas em São Paulo. Os quatro homens presos pela PRF em Uberaba também moram em São Paulo.

Roubo

No cativeiro, os caminhoneiros tiveram seus documentos, cartões bancários e celulares roubados. O bando utilizou os cartões para compras, saques e transferências de dinheiro. Parte do dinheiro foi recuperado por agentes da PRF em Uberaba. Também roubaram as carretas: Scania, cor branca, placas NIY-6055 e o semirreboque - carreta Scania, cor branca, placas MHA-0379 e o semirreboque - carreta Scania, cor branca, placas ATF-3G00 e também o semirreboque. As carretas foram levadas do local imediatamente. Os motoristas também foram obrigados a fornecer as senhas de todos os cartões.

Tirocínio

Uma curiosidade um tanto quanto interessante. Foi graças ao tirocínio de um policial militar que os quatro assaltantes foram presos pela PRF em Uberaba. Na segunda-feira (12), dia que aconteceram os crimes, os assaltantes chamaram a atenção de uma guarnição da PM em Uberlândia. Foi feita a abordagem e nada de ilícito foi encontrado, mas os caminhoneiros já estavam no cativeiro. Mesmo não encontrando nada de ilegal, o militar fotografou os documentos e o carro que usavam, um VW Fox, cor prata, placas DUS-1961. As imagens foram fundamentais para que os quatro homens fossem presos e o carro apreendido pela PRF em Uberaba.

Autuados em flagrante

Para terminar, os quatro assaltantes presos em Uberaba por agentes da PRF foram levados para a Delegacia de Plantão da Polícia Civil em Uberaba e a autoridade policial fez a autuação em flagrante dos quatro. Eles estão presos no presídio em Sacramento (MG). Das três carretas roubadas, a polícia já sabe onde estão duas. Suspeita-se que os quatro homens sejam os autores do roubo, sequestro e cárcere privado de três caminhoneiros ocorrido em março deste ano em Uberaba. Acredita-se que usaram o cativeiro em Uberlândia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por