ARTICULISTAS

Corrupto honesto

O Brasil, em boa hora, está atraindo investimentos da China e haverá aumento

Mário Salvador
Publicado em 23/06/2015 às 19:48Atualizado em 16/12/2022 às 23:37
Compartilhar

O Brasil, em boa hora, está atraindo investimentos da China e haverá aumento de exportação de produtos de ambos os lados. Autoridades e empresários chineses vieram ao Brasil para estudar projetos de interesse recíproco para os dois países, inclusive o de uma extensa ferrovia. Com a proveitosa visita, o Brasil pode ter iniciado um negócio da China.

Apesar de terem entrado em pauta assuntos sobre os mais variados setores, não se falou sobre um fato em evidência tanto lá quanto cá: corrupção. Corruptos nacionais têm muito a aprender com os de lá. E nossa lei para punir corruptos poderia copiar a chinesa. Em 2012, Xi Jinping, líder do Partido Comunista, lançou uma campanha anticorrupção bastante agressiva.

No último dia 10, Liu Tienan, ex-chefe da principal agência de financiamento da China, foi condenado à pena de morte, mudada para prisão perpétua, por escândalo de propinas que expôs a corrupção nos altos níveis de governo e envolveu várias empresas.

Liu, que teve todos os bens confiscados pelo governo, chorou e disse estar em estado doloroso, quando o Juiz Presidente da Corte disse que o réu “violou a integridade das funções dos trabalhadores da Nação”. Este é um produto que mereceria ser importado da China: “corrupto honesto”, que, uma vez pego, confessa o crime, chora de vergonha e arrependimento e recebe punição exemplar.

As ações contra a corrupção no Brasil borbulham como água fervendo e o crime do mensalão virou trocadinho se comparado a outros processos que ainda não vieram à tona. O país já perdeu dinheiro, tempo e credibilidade com tanta corrupção. E nossos corruptos não são como os chineses, pois se defendem com unhas e dentes de acusações, ou fogem do país, na tentativa de escapar do cumprimento de pena. E aprovada a extradição, ela é protelada, uma vez que “no Brasil as prisões são de péssima qualidade”.

Convenhamos que, para quem embolsa dinheiro público, a pena de morte viria a calhar. Mas prisão perpétua serviria. Pena é que, no Brasil, haveria a possibilidade de até a prisão perpétua virar prisão domiciliar. Brincadeiras à parte, ou se é corrupto, ou se é honesto. Chamar um corrupto de honesto é pura ironia. E estamos fartos da corrupção, que lesa o país.

Nosso país precisa apenas de gente honesta. E isso temos muito. Não aceitamos nenhum corrupto, seja ele quem for. Basta de corrupção! Não vamos nos esquecer disso nas próximas eleições.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por