ARTICULISTAS

O ser e o saber

O que somos? De onde viemos? Pra onde vamos? Essas questões apropriam a mente

Fernando Hueb de Menezes
Publicado em 18/06/2015 às 19:32Atualizado em 16/12/2022 às 23:40
Compartilhar

O que somos? De onde viemos? Pra onde vamos? Essas questões apropriam a mente do ser humano. Se conhecêssemos com profundeza a essência da vida, poderíamos transmutar algumas atitudes, repensar algumas ações e redefinir nossa trajetória.

O que realmente vale a pena? Quais são as verdadeiras conquistas? Nossas aspirações condizem com os objetivos previamente traçados à nossa existência? São reflexões necessárias, principalmente para aqueles que já percorreram grande parte da estrada, sem a plena consciência do seu próprio destino.

Não podemos transportar muita coisa dessa vida para a próxima morada. Tom Jobim nos deixou a mensagem: “A gente só leva da vida a vida que a gente leva”, ou seja, não estamos nessa jornada para conquistar fortunas e adquirir bens materiais. Fomos enviados para que pudéssemos evoluir nosso espírito e aprimorar nosso conhecimento.

Há indivíduos que às vezes passam por uma vida inteira sem compreender a essência do ser. Acham-se imortais, superiores, suportados pelo falso poder, pela medíocre posição transitória e pela podre arrogância. Não são capazes de perceber a insignificância de sua existência na imensidão do universo. Falta a essas pessoas a capacidade de extrair da vida aquilo que ela teima em nos oferecer. Falta a humildade de reconhecer nas pequenas coisas, nos pequenos gestos, os sentimentos mais sublimes. Disse Augusto Cury: “Nunca alguém tão grande se fez tão pequeno para nos ensinar as mais importantes lições de vida!”.

O tempo é curto e os desafios são imensos. Cabe-nos viver a vida na sua plenitude. “A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos”, bem definiu Charles Chaplin. Não podemos passar por aqui sem deixar nossa contribuição, pautada na generosidade, no amor, na sensibilidade, na simplicidade e na gentileza. Não é difícil, pois temos a família que nos protege, os amigos que nos ampara e o roteiro bem definido, alicerçado nos ensinamentos de Deus.

(*) Professor e pesquisador da Universidade de Uberaba; chefe de Gabinete da Prefeitura de Uberaba

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por