ARTICULISTAS

Lições matemáticas

As implicações que podem acarretar uma solução para determinado problema concorrem

Luiz Cláudio dos Reis Campos
Publicado em 09/06/2015 às 19:10Atualizado em 16/12/2022 às 23:48
Compartilhar

I - As implicações que podem acarretar uma solução para determinado problema concorrem, às vezes, para criar uma imagem negativa de um conjunto de valores com exemplos que não estão corretos e levam a um resultado com perspectivas sinuosas e dimensões intangíveis, sem ponto de fuga.

II - Traçar um plano que não fique apenas na superfície das questões que são essenciais para melhorias em quantidade e qualidade de vida de um expressivo conjunto de indivíduos é complexo, mas cheio de compensação quando os resultados aparecem exponencialmente e em razão geométrica. Esta é uma tarefa para quem mantém uma posição retilínea e sabe da dimensão e do alcance que representa a soma de esforços para uma operação de resultados positivos.

III - Meça com a sua régua aquilo que for pertinente a você e ao seu tamanho. Sua régua não tem convenção matemática. Cada um tem a sua, que pode diferenciar em milímetros, centímetros, até metros. Quem se mede com régua alheia perde referência e parâmetro de sua real medida. Por isso não se meça com a régua dos outros e nem meça os outros com a sua.

IV - Sua maior facilidade entre as operações fundamentais é a subtração. O resto interessa também, o problema é a divisão. Número inteiro e redondo convém. Múltiplo de cem pra ele também faz bem. Do que precisa mesmo é um noves fora, amém.

V - Numa relação de domínio há sempre perda de imagem. O que seria bom em conjunto fica vazio, incompatível, sem solução. Falta média ponderada e toda transformação é sem alteração, cai no lugar comum. Quase nada é racional. O resultado é a decomposição pela divisão.

VI - Quem está na moda faz parte da maioria das ocorrências. Quem está na média não faz parte da moda e quem dispersa está fora da média e da moda. Para cada caso existe um desvio maior ou menor que depende do padrão. Eis a estatística que não deixa mentir.

VII - Em se tratando de números, existem fórmulas e convenções para uma série de escalas de valores que podem ser convertidos de acordo com a conveniência do melhor caminho para se chegar à solução. Este é o mundo dos algarismos e da aritmética que, por mais fantástico, preciso e deslumbrante, não opera milagre em se tratando de escala de valores e conversão humanas. Mais do que números, conta atitude linear, coerente e correta.

(*) engenheiro [email protected]

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por