ARTICULISTAS

In Medio Stat Virtus

A virtude está no meio, é filosófico, já mencionava Aristóteles. Equilíbrio, harmonia

Ricardo Cavalcante Motta
Publicado em 30/05/2015 às 19:16Atualizado em 16/12/2022 às 23:57
Compartilhar

A virtude está no meio, é filosófico, já mencionava Aristóteles. Equilíbrio, harmonia.

Pois é! Eram dois os tios. Vizinhos em suas  consideráveis fazendas. Cada qual ao seu modo. Um deles era muito rígido, austero com os empregados, duro com as contas e econômico ao extremo. O outro, ao contrário, severo só na face, era tranquilo no trato, tolerante, e de muita fartura. O sobrinho ia da cidade, loquaz, levando todas as novas para o rincão das roças. Tinha deles toda a atenção. Parte do tempo na casa de um, outra banda das férias na casa do outro.

Na casa do econômico observava que o tio levava tão a sério a questão financeira que chegou até a perceber como sempre as medidas eram consideradas a seu favor. Cobrava dos empregados severamente, e nenhuma concessão era permitida, mormente àquele tempo em que não havia vigor das leis trabalhistas.

Certa feita, sabendo que iria agradar, o sobrinho dirigiu-se a esse tio e comentou: – Tio, como o senhor está rico! Orgulhoso, respondeu ele, vitorios – Controlado, controlado!

Na casa do mão aberta, tudo decorria leve, alegre, empregados sorridentes, compreendidos, a ponto de o sobrinho, também visando a agradar, ter lançado a ele outra pergunta: – Tio, por que os seus empregados gostam tanto do Senhor? Então, a orgulhosa resposta: – Simples. Penso que o meu empregado gosta do seu filho como gosto do meu. Logo, guardadas as proporções, permito a ele conceder ao seu filho o que gostaria de conceder aos meus. Assim, tinha todos eles dedicados, sorridentes, mas, as vezes, acomodados demais.

Ao final, o que se deu? O tio que era sovina, viveu pobre, mas morreu rico, no seu vazio. O tio que era perdulário viveu rico, mas terminou pobre, já não podendo mais realizar seus prazeres como dantes. Passou a ter que medir a água e o fubá. Não chegou ao vazio, mas quase.

E o sobrinho ouviu certa feita a expressão IN MEDIO STAT VIRTUS, lembrando-se imediatamente dos queridos tios de convivência infantil. Entendeu. Nem um, que ele admirava pela capacidade de promover ganhos monetários, nem  o outro, pela habilidade de agregar com festas e afagos.

Na média, encontraria a virtude.

Então passou a buscar essa virtude. A do equilíbrio. Do tempero. Estendendo a lição para os demais campos da vida.

Afinal, uma parte de coragem, outra de receio para a prudência. Uma parte de paixão, outra de razão, para o amor. Um tanto de esforço, outro de prazer, para a saúde. Parte de alegria e algo de melancolia, para a paz. Uma medida de fé outra de ciência, para a sabedoria. E assim por diante.

E na difícil busca da devida dosagem dessa equação, em cada situação, surge a emoção do viver na evolução constante de cada nascer, a cada amanhecer. Assim é na música, na culinária, na farmacologia e em todo natural que o universo faz emergir a você.

Enfim, nessa dimensão, equilíbrio do corpo e da alma para realmente crescer, para efetivamente fazer sublimar o seu ser.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por