ARTICULISTAS

Faculdades de Medicina - parte I

O início do ensino médico no Brasil deve-se muito a Napoleão Bonaparte

Valdemar Hial
Publicado em 27/05/2015 às 19:15Atualizado em 16/12/2022 às 03:28
Compartilhar

O início do ensino médico no Brasil deve-se muito a Napoleão Bonaparte. Para que não fosse aprisionada pelos franceses, a Família Real portuguesa, estrategicamente, deixa Portugal rumo ao Brasil. O príncipe regente D. João VI, por influência do médico pernambucano Correia Picanço, criou, em 18 de fevereiro de 1808, a primeira Faculdade de Medicina do Brasil, a Escola de Cirurgia da Bahia, e, em 5 de novembro do mesmo ano, fundou a Faculdade de Medicina do Rio Janeiro, com o nome de Escola de Anatomia, Medicina e Cirurgia.

Mais 19 faculdades de Medicina foram criadas até chegar à nossa FMTM (hoje UFTM). Vale lembrar que a 21ª faculdade foi fundada 20 dias antes da FMTM. Portanto, em ordem cronológica, a Faculdade de Medicina da UFTM foi a 22ª do Brasil. Considerava-se 1954 o ano de sua fundação, porém quando assumi, em 1989, meu primeiro mandato à frente da instituição, encontrei a primeira ata datada de 27 de abril de 1953. Essa passou a ser, então, a data oficial de sua fundação. Apesar das dificuldades encontradas, Uberaba conseguiu esse grande êxito, graças ao empenho de um grupo de pessoas que citarei numa segunda parte, pois merecem destaque especial. Nesse momento, não poderia deixar de citar o nome daquele que a criou como governador de Minas Gerais e a federalizou em 1960, como presidente do Brasil – o médico Juscelino Kubitschek de Oliveira. Honra-me dizer que, mais tarde, ele viria a ser o Patrono da minha turma, em plena ditadura militar. Tendo sido cassado pelo regime da época, não pôde comparecer, enviando um representante com uma mensagem de um verdadeiro Estadista.

Até 15 de abril de 2015, havia, no Brasil, 249 escolas médicas. São 140 particulares, 67 federais, 32 estaduais, oito municipais e duas públicas. A China, com mais de 1 bilhão e 300 milhões de habitantes em 2010, possuía 150 cursos médicos; os Estados Unidos, com população de mais de 300 milhões naquele ano, contava com 131 faculdades de Medicina. O estado de São Paulo é o que possui mais faculdades (43 no total), seguido de Minas Gerais, com 37 escolas.

O Ministro da Saúde anunciou que, em breve, serão criadas mais 39 faculdades de Medicina. Pergunt

     – Sr. Ministro, quantos hospitais serão concluídos, quantos serão construídos e quantos leitos serão criados?

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por