ARTICULISTAS

Falando de Redes Sociais

Qual a influência das redes sociais? E o anonimato nas comunicações?

Sandra de Souza Batista Abud
Publicado em 14/05/2015 às 20:14Atualizado em 17/12/2022 às 00:10
Compartilhar

Qual a influência das redes sociais?

E o anonimato nas comunicações?

A comunicação indiscriminada e anônima através de programas ou aplicativos na Internet permite provocar comportamentos imediatistas,  narcisistas, ansiedade e até compulsão, o que enfraquece consideravelmente os grupos sociais nos quais se está interagindo.

Segundo a Psicologia Social, a construção da identidade de uma pessoa se dá por meio da interação pela qual o indivíduo exerce um papel atuante e dinâmico, afetando o seu meio e, consequentemente, também sendo afetado por ele.

Fatores muito importantes, como a percepção social, que dá significado ao que vemos e sentimos; a comunicação, que envolve a codificação e a decodificação para a interpretação das mensagens que emitimos ou recebemos, independente de ser constituída apenas pelo verbal, mas também por aspectos gestuais e comportamentais; as atitudes, que são baseadas em comportamento como resposta à percepção e comunicação do meio em que se está inserido, interferem na dinâmica do meio em que o indivíduo se forma e causam sua influência.

Deste modo, a interação via redes sociais pode ser considerada um fenômeno atual e potencialmente transformador, tanto das relações estabelecidas como da construção da identidade do indivíduo.

Aqui, o contato físico deixa de ser o principal fator de mediação relacional, e o crivo social passa a ser considerado através de uma perspectiva virtual.

Qual a importância disso?

E o anonimato?

Quando nos referimos a aplicativos sociais que se baseiam no anonimato como forma de interação, devemos levar em consideração que a ideia de percepção social acaba por ser anulada. Isso ocorre uma vez que a compreensão e a percepção do outro, além de suas características, não nos possibilitam ter uma impressão real permeada por dados observáveis.

Isso ocorre porque nos utilizamos apenas do sentido da visão para constituirmos a percepção que acreditamos ser realidade e a identidade é colocada em um segundo plano, dando prioridade à não-identidade para o estabelecimento de relações e de interações sociais.

A questão da identidade é relevante no mundo virtual?

(*) Psicóloga Clínica [email protected]

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por