ARTICULISTAS

Mãe

Deus, Todo Poderoso, notou que teria muito trabalho para acudir as necessidades dos seres

Mário Salvador
Publicado em 12/05/2015 às 20:00Atualizado em 17/12/2022 às 00:12
Compartilhar

Deus, Todo Poderoso, notou que teria muito trabalho para acudir as necessidades dos seres humanos que Ele criou a fim de que usufruíssem, em plenitude, as belezas da Terra. Então moldou uma criatura especial para auxiliá-L a mãe, mulher que todo filho gostaria que fosse eterna nesta vida terrena.

Doutor Sebastião Teotônio Rezende, em reunião da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, recitou esta expressiva quadrinha do médico pernambucano Ermírio Barreto Coutinho da Silveira: “Uma vez vi-a [minha mãe] rezando/ aos pés da Virgem Maria./Era uma Santa escutando/ o que outra santa dizia!”

Dentre outras tantas qualidades, mães são excelentes economistas; fazem milagre com o dinheiro que entra em casa. Um dia meu irmão Silas viu uma casa à venda, próxima à nossa, com um preço bom. Lamentou que não possuíssemos aquela soma. “Nós temos esse dinheiro em uma poupança”, afirmou minha mãe. Era o resultado de economias, produto da venda de porcos criados no quintal, venda de belíssimos crochês feitos por ela, e mais produto ​de costura pra fora, como se dizia. Foi assim que nossa santa mãe comprou para nós uma ótima casa, com enorme quintal, na rua Bento Ferreira. Imagino que muitos leitores já viveram alguma história semelhante a essa.

Meus irmãos e eu aproveitamos bem o carinho e exemplo de nossa guerreira mãe Joaquina. Jamais saíamos de casa, todos os quatro irmãos, sem nos despedirmos de nossos pais, com o pedid “A bênção, pai; a bênção, mãe”. E eles, com todo o carinho, nos diziam: “Deus os abençoe e os acompanhe!” – uma bênção que nos valia muito.

A mãe se fortalece na defesa dos filhos, quer sempre o melhor para eles e muitas vezes se sacrifica pelo bem-estar da família. Mas é fato que às vezes a ordem da vida fica tumultuada e mães enterram seus filhos. E o amor extremo se transforma na dor suprema.

Outras vezes é a mãe que nos deixa primeiro. E mesmo estando minha mãe distante fisicamente, consola-me voltar meu pensamento a ela: “Sua bênção, mãe querida!” E tenho convicção de que ela responde, de onde está: “Deus abençoe você e todos os seus. Fiquem sempre com Deus.” É que a bênção que os pais dão a um filho ecoa poderosamente por toda a existência dele.

Passamos por mais um Dia das Mães, data emblemática para todos, mesmo que a mãe esteja, de alguma forma, distante. Porém, mesmo assim tão longe, a mãe é nosso maior ídolo, alguém com uma força tão inspiradora, que jamais nos cansaremos de admirar.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por