ARTICULISTAS

Atrás do prejuízo

O governador Fernando Pimentel prometeu vir a Uberaba para abrir a 81ª ExpoZebu

João Eurípedes Sabino
Publicado em 08/05/2015 às 15:18Atualizado em 16/12/2022 às 03:30
Compartilhar

O governador  Fernando Pimentel  prometeu vir a Uberaba para abrir a 81ª ExpoZebu e aqui ficar com  seu governo por três dias, a exemplo do que fez Tancredo Neves e outros. Não veio, depois voltou atrás e, de novo, voltou atrás.

A presidente Dilma Roussef, com casa em Uberaba, também não veio e ingressou na galeria dos poucos presidentes faltosos. Da inauguração do Parque Fernando Costa no dia 1º de maio de 1942 até hoje, quase todos os presidentes da República aqui vieram para inaugurar a ExpoZebu. 

Fernando Pimentel, ao condecorar João Pedro Stédile, líder dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, com a Medalha da Inconfidência, contrariou interesses do agronegócio e recebeu deste algumas moções de desagravo. Não me agrada ver invasões de propriedades, destruição de pesquisas etc. Todavia, uma coisa é uma ciosa e outra coisa é outra coisa; ou não?

Vejo razões para existirem manifestos a favor e contra a concessão da Medalha, mesmo porque é livre a expressão do pensamento. São por isso legítimos os corporativismos contrários e oriundos da ABCZ, Sindicato dos Produtores Rurais e outras entidades. Por outro lado, a mesma legitimidade ampara os que são favoráveis à Medalha.

Pontuando duas realidades: 1ª) - Tiradentes, patrono da honraria, por não representar o poder, pagou o pato. Tanto é que foi esquartejado sozinho e seus pares tiveram penas mais brandas. Passados 98 anos da sua morte, virou herói nacional. 2ª) - Fração da nossa Câmara Municipal, Casa essa que se calou no ano de 1888, quando foi abolida a escravidão, arvorou-se em desnecessário repúdio, autêntico desconvite, ao governador por ele ter laureado Stédile. Não conheço João Pedro, mas pergunt quem será ele no futuro, digamos, daqui a um século?

Só não vê quem não quer que, politicamente, Uberaba e a região perdem com o desagravo ao governador. E nossa Câmara Municipal, data máxima vênia, como instituição representativa do povo, fica a nos dever.

Os bons de maratona, que corram atrás do prejuízo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por