ARTICULISTAS

O processo de emagrecimento

Se você leu o título e começou a ler esse artigo, suponho que esteja interessado

Taiane Freitas Lima
Publicado em 21/04/2015 às 20:38Atualizado em 17/12/2022 às 00:29
Compartilhar

Se você leu o título e começou a ler esse artigo, suponho que esteja interessado em saber como funciona o processo de emagrecimento.

Primeiro, antes de pensar ou almejar um processo de mudança, é preciso observar: quais as sensações e sentimentos que me fazem desejar tais mudanças?

De acordo com o humanismo, o indivíduo é o único capaz de saber sobre si mesmo e decidir trilhar por caminhos diferentes. Portanto, não sou eu ou alguém que guiará você pelo caminho, que é exclusivamente seu. Um grande exemplo são os profissionais ligados diretamente no processo de emagrecimento, não basta que o nutricionista, o educador físico ou o médico façam o papel deles, se você não estiver interessado.

Para um real processo de mudança, seja ele de emagrecimento ou não, é preciso observar quais são os sentimentos envolvidos (quando se come, quando se olha no espelho, quando está sozinho). Apenas olhando para si você saberá se esse desejo realmente é seu ou da atual sociedade midiática, que preza pela beleza acima de qualquer coisa. Aqui caberia uma outra reflexão sobre o que é belo, mas vamos deixar para outro momento.

Depois de toda uma reflexão e de olhar para si, ainda existir a vontade da mudança você saberá qual caminho trilhar, seja procurando ajuda profissional, fazendo atividade física ou começando uma alimentação saudável. Mas você pode achar difícil mudar os hábitos ou até esperar com que essas coisas venham surtir efeito, o melhor é parar e pensar: o que sinto? Quais sentimentos observo em mim ao querer isso tão rapidamente?

Enfim, a dica mais importante: a auto-observação dos sentimentos podem te auxiliar mais que qualquer coisa. Saiba descrever para si mesmo o que sente!

(*) Psicóloga clínica

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por