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O novo trânsito

Não tenho dúvidas de que o trânsito de Uberaba, após a instalação do BRT, esteja muito agitado...

João Eurípedes Sabino
Publicado em 17/04/2015 às 20:13Atualizado em 16/12/2022 às 03:32
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Não tenho dúvidas de que o trânsito de Uberaba, após a instalação do BRT, esteja muito agitado e, para o pedestre, as coisas não andam nada boas. É que a maioria dos motoristas, hoje vivendo sob estresse evidente, somado à educação pouco exercida, não prioriza o ser humano conforme prescreve o nosso Código de Trânsito.

Prescreve o artigo 29 – XII - §2º do CTB que: “...os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres”. Não é preciso ir tão longe para constatarmos a impaciência e o senso prepotente dos motorizados em desfavor de quem vai a pé. Basta observarmos o nosso centro urbano onde a mistura de veículos com o transeunte resulta em clara desvantagem para esse. Sonho em ver o uberabense colocando o pé na faixa que lhe pertence e o carro, imóvel, esperando-o alcançar o passeio oposto.

No cruzamento das ruas Manoel Borges com Major Eustáquio há uma faixa para pedestres (!?!), cujo uso representa alto risco aos que se habilitam em atravessá-la. Vi ali um carro avançar na direção de um idoso e o motorista, em vez de reduzir a marcha (ou parar), imprimiu velocidade e soltou aquele brado próprio dos “educados”. Anotaram a placa, mas a quase vítima preferiu poupar o estressado por razões óbvias.

Os horários de picos são capítulos especiais, com motoristas salvando-se como podem e pedestres impacientes diante dos carros e semáforos. Deve-se reconhecer que, mesmo esperando o farol, os riscos de acidentes permanecem. É motorista querendo sair da seringa e transeunte louco para fugir do sufoco. Esse é o novo trânsito de Uberaba.

No Rio de Janeiro, dia 09/04/2015, a menina Jheniffer Florêncio, 6 anos, foi pendurada pelo braço em ônibus BRT e levada por 1,8 quilômetro. Aqui já tivemos o nosso acidente e não se descartam outros. Enquanto isso, em outro foco, a implantação da passarela que deverá unir os bairros Gameleira e Valim de Melo segue a passos de tartaruga, com os usuários esperando as eleições.

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