ARTICULISTAS

Felicidade, cadê você?

Quantas vezes nos deparamos com passagens difíceis em nossas vidas

Fernando Hueb de Menezes
Publicado em 26/03/2015 às 19:29Atualizado em 17/12/2022 às 00:50
Compartilhar

Quantas vezes nos deparamos com passagens difíceis em nossas vidas. Nesses momentos vem a questã será que um dia serei feliz? Esse tema tem sido alvo de muitas filosofias. Afinal, onde está a felicidade?

Sempre ouvi e concordo, a felicidade está nas pequenas coisas. Disse Mário Quintana: “Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça de que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade”. Esse é o ponto. A felicidade não pode ser considerada como uma sensação plena. Ninguém pode ser feliz o tempo todo. Somos seres humanos, carregados de defeitos, inconsistências e fragilidades. A instabilidade emocional evidencia reações diversas, acarretando um turbilhão de efeitos psicológicos, capazes de interferirem diretamente no humor de cada indivíduo.

Não podemos nos enganar, imaginando que o sol estará brilhando todos os dias com a mesma intensidade. Ingenuidade demais, pressupor a ausência de tormentas na transposição da vida passageira. Estupidez, esperar todos os dias como se a felicidade viesse de algum lugar. Palavras de Ghandi: “Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho”. Ou seja, está no nosso interior e se manifesta conforme nossas emoções, em alguns instantes do nosso cotidiano. Numa simples reunião familiar, no reencontro com um ente querido, no sorriso do filho que acaba de nascer ou na conquista, há tanto tempo almejada. Cabe a nós eternizarmos esses momentos. Mesmo que curtos e espaçados, devem ser vividos com intensidade!

Assim, podemos retroceder à dúvida inicial e, para respondê-la, eu substituiria o verbo “ser” pelo “estar”. Creio que na vida podemos estar felizes com uma frequência muito maior. Acredito no poder interior, na energia emanada e na força da mente. Todos os maus momentos podem ser vencidos, desde que haja fé e perseverança. Não precisamos ir muito longe para buscarmos a felicidade. Ela está ali, bem pertinho, apenas esperando ser chamada. Que tal convidá-la mais vezes para dentro de sua vida...

(*) Professor e Pesquisador da Universidade de Uberaba. Chefe de Gabinete da Prefeitura de Uberaba

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por