ARTICULISTAS

A voz do povo

E a cidadania se fez presente! O Brasil de ponta a ponta polarizado, com milhões de cidadãos

João Eurípedes Sabino
Publicado em 20/03/2015 às 19:51Atualizado em 17/12/2022 às 00:55
Compartilhar

E a cidadania se fez presente! O Brasil de ponta a ponta polarizado, com milhões de cidadãos nas ruas, mostrou que o poder está nas mãos do povo. O governo, acuado e com jeito de quem nada viu, não passou de ilustre espectador. O domingo, 15/03/2015, foi para a história.

A legenda “Fora Dilma”, até então vista como um simples bordão falado aqui e ali, num ato nunca imaginado, estendeu-se mundo afora, atingindo continentes. Brasileiros em todos os estados da federação, a custo zero, deixaram patente o que mais necessitamos: mudanças com moralização. Os rombos na Petrobras fomentam a nossa necessidade. “Não aguentamos mais!”, eis a mensagem das ruas.

Para não ficar na posição de quem ouviu dizer, embrenhei-me na manifestação. Nela vi jovens caras pintadas de verde-amarelo, pais com crianças nos ombros, animados colegas da terceira idade e ouvi brados com palavras de ordem. Carro de som exaltava a ordeira participação popular; motociclistas e cavaleiros deram um toque especial ao evento. Faixas e cartazes mandaram recados diretos e retos. O policiamento só usou as vistas. Ótimo!

Reeditou-se o histórico dia 21 de junho de 2013, quando brasileiros foram às ruas para reivindicar menor preço das passagens de ônibus coletivos. Desta vez, a violência ficou de fora, dando lugar à paz. Os ministros Miguel Rosetto e José Eduardo Cardoso deram as caras na TV com suas indisfarçáveis preocupações, maquiadas por promessas de medidas moralizadoras. Que venham...

Cada cidade registrou um capítulo na sua história e Uberaba seguiu a regra. Para o cruzamento das avenidas Leopoldino de Oliveira com Fidélis Reis confluiu a massa humana. Os espaços priorizados aos ônibus BRT foram literalmente tomados. Ali, como nunca fiz, abracei amigos, compartilhei ideias, tirei fotos, além de filmar e enviar mensagens. Sob forte emoção, cantamos os Hinos Nacional e da Independência. Na multidão conheci o Sr. Eurípedes Garcia de Oliveira, que, como eu, poderia ter ficado em casa, mas ali estávamos para fortalecer a democracia.

Nossos governantes podem até ignorar o que viram, mas sabem muito bem o que o povo quer e é capaz de fazer.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por