ARTICULISTAS

Na era dos bilhões

Segundo jornal da Bolívia, o governo brasileiro acaba de destinar àquele país cerca de R$ 1 bi

Mário Salvador
Publicado em 10/03/2015 às 19:17Atualizado em 17/12/2022 às 01:05
Compartilhar

Segundo jornal da Bolívia, o governo brasileiro acaba de destinar àquele país cerca de um bilhão de reais voltados para projetos sociais – um investimento político que deve ter um alcance cuja lógica nós ainda não alcançamos...

Como, no Brasil, estamos na era dos bilhões, conforme podemos notar na operação Lava-Jato, para esse lado também caminham os números do SUS: Em cinco anos, a busca do cidadão pelo direito à saúde levou o governo a repassar 2,3 bilhões de reais para custeio de medicamento e tratamento após determinações judiciais. A Justiça tem desempenhado seu papel e quase sempre o Poder Público perde essas ações. Salve, pois, o Poder Judiciário, que socorre o sofrido povo brasileiro!

De vez em quando, surge algum fato assustador. Um paciente recorreu à Justiça para obter um medicamento de sessenta mil reais. Em primeira instância, uma Juíza negou o pedido, alegando que a soma em dinheiro faria falta aos Poderes Públicos, pois poderia ser empregada em benefício de maior número de doentes. A Juíza poderia parar nesse ponto; entretanto, continuou, dizendo que, mesmo com o uso do medicamento, o paciente poderia morrer em sessenta dias.

Houve recurso da sentença e outro magistrado deu ganho de causa ao cidadão. Afinal, se a Bolívia mereceu um bilhão de reais, não seria justo negar um valor irrisório a um brasileiro. Na verdade, se o SUS disponibilizasse medicamento e tratamento que o Estado teve de pagar, não seria necessário sobrecarregar a Justiça com pedidos de contribuintes.

Há quem prefira deixar de acompanhar, através da mídia, as notícias sobre saúde, pois, na maioria das vezes, só se veem fatos como esse. Realmente, povo, funcionários e profissionais da Saúde têm tido decepções com a rede pública. Resta saber até quando o brasileiro suportará tanta dor.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por