ARTICULISTAS

Academia em destaque

Mário Salvador
Publicado em 03/03/2015 às 09:27Atualizado em 16/12/2022 às 03:36
Compartilhar

Em 27 de fevereiro de 2015, realizou-se, na Academia de Letras do Triângulo Mineiro, a solenidade posse do novo acadêmico José Otávio Lemos, que passa a ocupar a Cadeira de número 5. Na oportunidade, o escritor expôs quadros de sua autoria, além de outros de seu magnífico acervo, e concedeu autógrafos nos exemplares do primoroso livro O Menino do Planeta Azul, com que agraciou acadêmicos e convidados. A obra, publicada pela Jol Editora, foi escrita e ilustrada por ele e traz fotografias de Carlos Eduardo Lopes.

José Otávio discursou após saudação da historiadora e acadêmica Maria Antonieta Borges Lopes. Enalteceram José Otávio e falaram sobre o papel da Academia no cenário cultural da cidade e região, as autoridades que formaram a Mesa, dentre elas: Primeira-Dama Heloísa Maria de Carvalho Nogueira; Deputado Federal Marcos Montes Cordeiro; Presidente da Fundação Cultural, Sumayra de Oliveira Silva; e Presidente da ALTM, Jorge Alberto Nabut. Ainda na reunião, a ALTM recebeu das mãos de um descendente de Major Eustáquio, fundador da cidade, bela imagem de Santo Antônio, verdadeira relíquia.

No dia seguinte, sábado, vinte acadêmicos elegeram a nova Diretoria da ALTM para o próximo biênio, que passa a ser assim constituída: Presidente: Ilcéa Sônia Maria de Andrade Borba Marquez; Vice-Presidente: Antônio Pereira da Silva; Primeiro-Secretári José Otávio Lemos; Segunda-Secretária: Gessy Carísio de Paula; Primeira-Tesoureira: Maria Antonieta Borges Lopes; Segundo-Tesoureir Carlos Alberto Cerchi.

O Presidente Jorge Alberto Nabut fez um relato de sua administração, citando reuniões e demais atividades da Academia; continuidade da publicação da Revista Convergência, com a colaboração da Associação Comercial; e questão da sede própria, ideia a ser concretizada pela Administração Municipal. E foi reverenciado pelos acadêmicos por seu proficiente mandato.

É com excelência que Nabut, escritor, historiador, jornalista e líder nato, encerra seu mandato de dois anos como Presidente da ALTM. Assumindo esse cargo desafiador, Nabut, referência cultural, concedeu-nos o privilégio de compartilhar seu tempo, competência e sabedoria com todos os membros da Entidade, mostrando ser um batalhador capaz não só de escrever a história de nossa gente, mas, principalmente, de fazê-la e da melhor forma.

Ilcéa, sua sucessora, agradeceu a todos pela eleição unânime e afiançou que a Academia continuará zelando pela cultura no Triângulo Mineiro.

Nossos cumprimentos ao sempre amigo Nabut por sua atuação. E nosso desejo de que a grande comunicadora Ilcéa, com seu peculiar entusiasmo, assegure êxito em sua missão, garantindo a continuidade do crescimento de nossa Academia.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por