ARTICULISTAS

Água - Fonte de inspiração

A água tem sido inspiração para poetas, compositores, escritores

Mário Salvador
Publicado em 17/02/2015 às 10:06Atualizado em 17/12/2022 às 01:24
Compartilhar

A água tem sido inspiração para poetas, compositores, escritores. Em um de seus artigos, Carlos Heitor Cony (ABL) contou que, quando Adolpho Bloch, fundador do grupo Manchete, e ele estiveram em Israel, no tempo em que Jango era Presidente do Brasil, foram questionados pelo Primeiro Ministro de Israel sobre a situação de nosso país. Quando os dois amigos brasileiros afirmaram que passávamos por uma turbulência política, o Primeiro Ministro israelense perguntou atônit “Como é que um país maravilhoso, com abundância de água, pode passar por dificuldades?”

Sabe-se que Israel faz brotar água das pedras e usa a água do mar para sobrevivência do povo. Em época de sequidão geral, as autoridades apelam para a população economizar água, de todas as maneiras. Não foi sem propósito que Luiz Fernando Pezão, governador do Rio, procurou técnicos de Israel para ajudarem seu Estado a sair da crise provocada pela falta de chuva.

Já o governador de São Paulo ora quer, ora não quer adotar o racionamento de água. Primeiramente anunciou que seriam dois dias com água, e cinco, sem. Cinco mais dois são sete dias, portanto, uma semana. Depois anunciou que o racionamento poderá ter quatro dias sem água e dois, com. Acaba de ser inventada a semana de seis dias em São Paulo.

E nesta época de carnaval, nós nos lembramos da marchinha carnavalesca que foi grande sucess “Lata d’água na cabeça,/ Lá vai Maria, lá vai Maria./ Sobe o morro, não se cansa,/ Pela mão leva a criança. Lá vai Maria.” Maria mora na favela e, para garantir o sustento, lava roupas. Depois de conseguir água para que possa executar seu serviço, precisa subir o morro, levando uma lata d’água na cabeça.

Na era do rádio, uma dupla caipira cantava um sucesso inspirado na falta de chuva: “Eu fiz uma promessa pra que Deus mandasse chuva...” e prossegue relatando a tristeza de uma terra sem água. Quando, enfim, chove, o homem paga a promessa levando à capela três pingos de água: “Um, foi o pingo da chuva; dois, caiu do meu olhar.”

E o problema da falta de água pelo qual estamos passando nos tem feito pensar a “tamanha judiação” por que sempre passaram nossos irmãos nordestinos, como conta a letra de Asa Branca. A exemplo do que diz esse hino nordestino, também nós temos esperança de que as chuvas venham, para melhorar, enfim, nossa situação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por