ARTICULISTAS

Evento histórico

no Cine Municipal Vera Cruz, assumimos o compromisso de lançar naquele dia o livro “ZOTE QUE EU VI”

João Eurípedes Sabino
Publicado em 06/02/2015 às 10:48Atualizado em 17/12/2022 às 01:32
Compartilhar

 Evento histórico

Marcado para um sábado de manhã - 31/01/2015 - 9h - no Cine Municipal Vera Cruz, assumimos o compromisso de lançar naquele dia o livro “ZOTE QUE EU VI”, em homenagem a um dos maiores empreendedores de Uberaba. Autêntico desafio, já que esse tipo de evento tem por velho costume ocorrer durante a semana e à noite.

Alguns pessimistas me questionaram desafiand num sábado e ainda pela manhã? Será que você verá uma plateia maior do que 50 pessoas? Recordando a pujança que sempre vi em Zote, algo me dizia que os amigos dele não me deixariam pagar vexame. E não deixaram.

Zote, um especialista em quebrar paradigmas, repetiu seu gesto ao “chamar” para o Cine Vera Cruz, o público que a maioria dos entendidos em eventos não se arriscaria em chamar naquele dia e horário. Apostei no desconhecido, como Zote fez muitas vezes.

Reunidos às centenas, os amigos de Zote, somados a familiares seus, adquiriram todos os quase 300 livros expostos e, se houvessem outros tantos, teriam ido. Prosadores permaneceram no local até as 14h, onde contaram causos e causos de Zote, como se no saguão trocassem gibis e figurinhas repetidas. A unida “Turma do Vera”, já grisalha, se fez presente e vários de seus membros ali curtiam a saudade dos anos 50 e 60.

Pessoas com idades entre 6 meses a 93 anos testemunharam a subida de Zote ao panteão dos benfeitores de Uberaba. Por que surgiu o livro “ZOTE QUE EU VI”? De tanto ouvir versões distorcidas, injustas e até inverídicas sobre Zote, é que fui impulsionado a convertê-lo num livro nas dimensões de 21cmx28cm. Em 303 páginas, o nosso protagonista é passado a limpo para quando for lembrado, o causo contado seja o espelho da realidade.

Está na praça, então, passagens da vida do menino que, de um laborioso consertador de bicicletas chegou a ser megaempresário.

Façam, portanto, boa leitura!

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por