ARTICULISTAS

O NINHO

Mário Salvador
Publicado em 03/02/2015 às 09:19Atualizado em 17/12/2022 às 01:34
Compartilhar

O NINHO

Há alguns dias, a chuva que caiu veio acompanhada de raios, trovões e ventania. Meia hora, se tanto. Mas, ainda que perturbadora, a chuva foi bem recebida. “Após a tempestade vem a bonança”, afirma o provérbio do povo, um experiente observador da natureza. E, de fato, após a torrencial e rápida chuva, raiou o sol.

Então, fui até o portão a fim de observar o trânsito e apreciar a enxurrada. De repente tive a atenção voltada para o manacá-da-serra que fica no jardim de casa teimando em dar flores, quando muitos de sua espécie já deram por encerrada sua floração. Nos galhos do manacá, um pequeno pássaro (de cerca de seis centímetros) saltitava com incrível ligeireza, quando chegou outro da mesma espécie, trazendo no biquinho um ramo de capim seco.

Redobrei a atenção e notei que as aves se dirigiram até uma parte do arbusto onde havia um aglomerado de galhos e folhas. Era um ninho em construção – um ninho que, bem posicionado nos galhos da planta, aguentou firmemente vento e chuva fortes.

Fiquei ali contemplando os pássaros, que iam e voltavam trazendo algum graveto para reforçar a bela construção.

Transformei-me, de repente, num ornitólogo – embora observador de apenas um casal de pássaros (E lindo, por sinal!) – agradável profissão. Sempre que posso, vou espreitar a movimentação das avezinhas. Também apresento o ninho a familiares e conhecidos e todos ficam fascinados. Um velho amigo se encantou com a construção e afirmou ter notado um dos pássaros dentro da aconchegante casa, que agora guarda pelo menos um ovinho...

Embevecido com o evento, lembrei-me de uma inspirada poesia de Zalina Rolim, que li num de meus livros do primário e que começava assim: “Um ninho de tico-tico/ feito com arte e primor,/ achei no galho mais rico/ da minha roseira em flor.”

Minha infância se foi, porém dela permaneceu a admiração pelos pássaros com seu sublime trabalho para preservar a espécie, construindo com solidez um cantinho onde morar, onde botar, chocar os ovinhos, alimentar os filhotes e cuidar deles até que possam voar... Poder apreciar essa obra de arte só pode ser um presente divino.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por