ARTICULISTAS

Nova Assembleia, Novo Congresso, o que esperar?

Estamos iniciando fevereiro com a renovação, mesmo que parcial, da Assembleia Legislativa

Karim Abud Mauad
Publicado em 02/02/2015 às 09:23Atualizado em 17/12/2022 às 01:36
Compartilhar

 Nova Assembleia, Novo Congresso, o que esperar?

Estamos iniciando fevereiro com a renovação, mesmo que parcial, da Assembleia Legislativa, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, e pelo que ando percebendo, sem nenhuma grande expectativa por parte dos eleitores. Vivemos num país cujo papel efetivo do legislativo é fazer leis e fiscalizar seu cumprimento, mas o que temos visto nas últimas décadas são nossos representantes de pires na mão buscando recursos e emendas para suas cidades, e seus Estados. Importante este papel, mas o que é mais importante fica no imaginário das pessoas, relegado a segundo plano ou plano nenhum.

Neste novo momento mineiro e brasileiro, seria muito relevante que os deputados e senadores eleitos dessem importância para sua principal tarefa legal.

Nos acostumamos a votar e fingir que esquecemos em quem votamos e seria saudável à democracia que ficássemos vigilantes no acompanhamento das ações legislativas de nossos representantes, pois o grave momento econômico e político do BRASIL necessita deste monitoramento constante.

Esta semana, em Uberaba, foi entregue aos nossos representantes uma pauta de interesses e necessidades da cidade e dos municípios que compõem esta região, abrigados pela AMVALE. Esta é uma pauta importante, mas se nossos representantes não desempenharem suas efetivas funções legislativas, os recursos necessários para os empreendimentos não aparecerão ou o que é pior, escorrerão pelo ralo, substituindo este líquido precioso tão em falta nos últimos anos. O assunto é sério, para buscarmos os investimentos em infraestrutura necessários ao nosso desenvolvimento sustentado, temos que ter representantes que façam diferente ou ajam de maneira pró-ativa para que os recursos sejam melhor aproveitados e de fato aplicados como devem ser.

Tenho muito claro a certeza desta consciência por parte dos eleitos e escolhidos e me alinho entre os que acreditam neste novo momento, em práticas novas para a legislatura nova. Sempre será possível uma postura fiscalizadora, firme, com cobranças constantes em prol da cidade e da região. Mudanças são necessárias e oportunas e esperamos de todos um entendimento claro deste novo momento. Negociações serão importantes para que objetivos sejam atingidos, mas critérios fazem parte deste processo e que o eleitor daqui e de alhures se sinta efetivamente representado no parlamento mineiro e nacional.

Já falamos neste espaço da união de todos em prol da cidade e região, devemos estar atentos a isto, queremos uma vigorosa batalha nestes objetivos, mas que eles venham acompanhados de métodos que nos orgulhem. No meu último artigo falei da importância da Educação e este é um tema que pode fazer com que todos convirjam em busca de resultados concretos. Que venha uma prática nova, na atuação dos nossos deputados e senadores. Estaremos atentos e esperamos não termos decepções nestes próximos anos. Afinal, fazer diferente e fazer a diferença foi a grande promessa de todos os eleitos.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por