ARTICULISTAS

Zote na história

João Eurípedes Sabino
Publicado em 30/01/2015 às 11:53Atualizado em 17/12/2022 às 01:38
Compartilhar

 Zote na história

Enfim: José Formiga do Nascimento, o lendário Zote, entra definitivamente para a nossa história. Amanhã, 31/01/2015, no Cine Municipal Vera Cruz, às 09h da manhã, lançaremos a obra literária “ZOTE QUE EU VI”, depois de aprofundadas pesquisas. Como afirmei nas primeiras páginas do livro, não o fiz sozinho e nem poderia fazê-lo, já que toda Uberaba o viu e sabe um pouco do muito que foi o nosso grande empreendedor. Apenas compilei fiéis informações.

Voz do pov com sua simplicidade e dinamismo incomuns, Zote uniu o talento ao esforço e mostrou ao mundo que tudo é possível, quando o reitor de nossas vidas é o propósito de vencer. “Ah, se em Uberaba existissem 10 Zote, nossa cidade seria outra!”. Afirmam inúmeros conterrâneos seus.

Muitas facetas: o extremado pai, o filho amoroso, o filósofo, o perspicaz, o visionário, o amigo de todas as horas, o conselheiro, o destemido, o humorista, o folclórico, o patrão, e outros aspectos de Zote, pesquisamos e escrevemos. Em todos eles ficaram patentes as facetas do homem que só trabalhou e semeou. Era o exemplo de um socialista nato.

Água na pedra: Zote, no seu tempo, proporcionou centenas de empregos, numa época de recursos extremamente escassos. Tirar água de pedra hoje, é mais fácil do que obter as inacessíveis facilidades de então. Contemporâneos daquele tempo não me deixam mentir.

Herói sem medalha: primeiro as bicicletas, um caminhãozinho depois, outro maior logo veio, frota de caminhões formatou, um pequeno posto construiu, dez anos se passaram e edificou outro, várias vezes maior. Empresa de ônibus, usina de açúcar, fazendas, imenso rebanho bovino e outros bens, foram adquiridos sucessivamente, retratando o fruto de infatigável trabalho. Esse é Zote, o herói sem medalha, que lutou no bom combate.

Paradox lembrado sempre e esquecido idem; Zote é o único uberabense cuja memória faz com que seu nome viva um constante paradoxo. É tema de teses em faculdades, mas não mereceu até agora nenhuma homenagem à sua altura. Com a palavra as nossas autoridades.

Grandeza de Zote: o material inédito existente sobre ele e em poder do povo é milhares de vezes maior do que o livro “ZOTE QUE EU VI”. Outros escribas poderão ir muito além do que eu fui. Eis a grandeza de Zote.

 PRESIDENTE DO FÓRUM PERMANENTE DOS ARTICULISTAS DE UBERABA E REGIÃO.

− MEMBRO DA ACADEMIA DE LETRAS DO TRIÂNGULO MINEIRO.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por