ARTICULISTAS

Gratidão x ingratidão

João Eurípedes Sabino
Publicado em 23/01/2015 às 11:43Atualizado em 17/12/2022 às 01:44
Compartilhar

 Gratidão x ingratidão

Aprendi estudando Logosofia que: “Recordar o bem recebido é fazer-se merecedor de tudo quanto amanhã possa nos ser brindado”. Depois de muito observar, concluí que quem não cultiva a gratidão corre o risco de levar a própria vida ao nada. Por quê? Ora, se o ingrato não é merecedor de novos bens, sua vida poderá estar fadada ao fracasso que, não necessariamente, será visto por quem sofreu a ingratidão.

Noel Rosa, no samba “Contraste”, sacou dos arcanos da sua sabedoria melódica: “O dia do benefício / É a véspera da ingratidão”. Assistindo a tantos acertos de contas dos ingratos, acrescento que o amanhã está tão longe, quanto tão longe está a data de amanhã.

O tempo compreendido entre o ato da ingratidão e o dia de saldá-la como dívida, parece correr na velocidade da luz. Tanto é verdade que o débito ocorre aqui e o seu pagamento logo ali, ou, até no mesmo dia.

Teddy Vieira e Palmeira, na música de raiz “O couro de boi”, são eloquentes quando afirmam: “Um pai cuida de dez filhos e dez filhos não cuidam de um pai”. No seio da família está e não está o maior campo das ingratidões. Na esfera empresarial, profissional, etc., vemos a ausência de gratidão campear solta. No campo político, merece destaque a frase que anotei recentemente: “Não há sucesso na política sem cabeças cortadas”. Só que: quem corta esquece, mas o decapitado, nunca.

Aquele que exerce a gratidão se diferencia dos demais por cultivar valores dos quais não abre mão. Sacrificar, por exemplo, aos que lhe ajudaram não passa pela sua mente e menos ainda pelo coração. A felicidade como força gravitacional mantém o ser generoso sempre blindado diante das vicissitudes. O ingrato, cedo ou tarde, viverá tudo ao contrário.

Não citei ainda as sábias Leis Universais que, como Juízas Supremas, inocentam ou condenam, respectivamente, o grato e o ingrato. Os dias de um e de outro serão sempre diferentes...

(*) − PRESIDENTE DO FÓRUM PERMANENTE DOS ARTICULISTAS DE UBERABA E REGIÃO.

− MEMBRO DA ACADEMIA DE LETRAS DO TRIÂNGULO MINEIRO.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por