ARTICULISTAS

Quando o mais é menos

Quando o mais é menos até parece enigma, porém, aposentados sabem

Mário Salvador
Publicado em 20/01/2015 às 19:55Atualizado em 17/12/2022 às 01:47
Compartilhar

“Quando o mais é menos” até parece enigma, porém, aposentados sabem o que isso significa: “o mais” se refere ao fato de as aposentadorias aumentarem quando o salário mínimo é reajustado; já “o menos” tem a ver com o fato de o percentual do aumento das aposentadorias ser inferior ao do mínimo.

Quem se aposentou recebendo três salários pode já estar recebendo apenas dois mínimos, pois, a cada aumento do valor da aposentadoria, mais ela se aproxima do salário mínimo. E logo a maioria daqueles que se aposentaram com valor acima do mínimo receberá apenas o mínimo.

Houve uma modificação no reajuste das aposentadorias, que antes recebiam aumento na mesma proporção do aumento do salário mínimo. Se essa norma não estivesse em vigor, o aumento do valor das aposentadorias seria de 8,8% (aplicados ao aumento do salário mínimo), e não o índice de 6,23%. É que economistas criaram a fórmula que desvincula a aposentadoria do índice aplicado ao aumento real do salário mínimo. Com o sucesso da fórmula, logo o mínimo foi a cem dólares, número cabalístico na época. Contudo, com o tempo, a fórmula marcou cruelmente os aposentados.

Como o Brasil possui trinta e um milhões de aposentados (É muita gente!), um real de aumento para cada aposentado significa um gasto de trinta e um milhões para a Previdência. É dinheiro para sapecar porco, como se dizia antigamente.

Uma vez que não existe remédio para o que está feito, o que nós, aposentados, esperamos agora é que não surjam outras fórmulas mágicas que nos sacrifiquem ainda mais. Já basta.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por