ARTICULISTAS

Um bom 2015!

Mais um ano se vai. Passou rápido, mesmo assim, houve quem desejasse que ele acabasse

Mário Salvador
Publicado em 30/12/2014 às 18:35Atualizado em 17/12/2022 às 02:03
Compartilhar

Mais um ano se vai. Passou rápido, mesmo assim, houve quem desejasse que ele acabasse mais depressa. Para estes, um ano para ser esquecido, tantas foram as decepções. Mas para outros, um ano de conquistas, com realização de alguns dos sonhos; estes têm o que comemorar.

A mudança de ano obedece a um calendário, que avança, sem interrupção. É por isso que a expressão “a cada dia que passa” encerra um pleonasm todo dia, invariavelmente, passa. E no transcorrer dos dias, todos agem em busca de conquistas. Porém, antes de buscá-las, é preciso que o homem respeite a si mesmo e ao próximo, que saiba conviver dignamente com seu semelhante. Nada justifica ser diferente disso.

Assim pensam, durante todo o ano, e mais especialmente ao final dele, os altruístas que trabalham amenizando, de alguma forma, o sofrimento alheio. E sempre conseguem. A gratificação que experimentam, é, às vezes, um sorriso; outras vezes, um obrigado ou apenas a certeza de que tornaram a vida de alguém um pouco melhor. O amor dessas pessoas transborda e inunda de alegria o ambiente onde vivem e os lugares por onde passam.

Há dez anos, nesta época do ano, alguns países asiáticos noticiaram destruição e mortes causadas pelo mais poderoso tsunami dos últimos 40 anos. E todos os anos, durante as chuvas de verão, são comuns catástrofes, como inundação, deslizamento de terra, destruição de casas, soterramento... E poucas providências são tomadas para se evitar ou amenizar tanta tragédia. Ou recursos desaparecem e a população fica desamparada. Se não fossem os voluntários, plenos em iniciativa, talvez não houvesse esperança.

Contemplando aqueles que são exemplos, uma boa decisão para o ano novo é trabalhar em nós mesmos esse espírito benevolente, abolindo atitudes que ofendam ou iludam nosso próximo. E adotar, como modelo, Cristo ou aquele a quem optamos por seguir, conforme nossa fé ou nossa opção religiosa.

Que venha o novo ano - carregado de esperança! Bom 2015, com muita harmonia e entendimento, com toda a paz e todo o bem!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por