ARTICULISTAS

Maionese com farofa

De médico e de louco, todo mundo tem um pouco. Assim já diziam meus avós

Marília Andrade Montes Cordeiro
Publicado em 20/12/2014 às 19:29Atualizado em 17/12/2022 às 02:09
Compartilhar

De médico e de louco, todo mundo tem um pouco. Assim já diziam meus avós.

Hoje, ouso acrescentar a essa afirmativa que também temos muito de cozinheiras e cozinheiros. Fincamos definitivamente um pé na cozinha!

Tal situação foi fruto da dinâmica da vida. Já quase não existe aquela auxiliar doméstica de forno e fogão, que se responsabilizava pelos deliciosos quitutes consumidos vorazmente por toda a família.

Como resultado, quase todos nós estamos nos especializando em culinária.

A cozinha já não é mais aquela parte da casa onde os patrões iam apenas para dar ordens. Está se tornando o centro da convivência familiar, onde filhos e pais se encontram e casais se confraternizam.

Reformam-se casas e derrubam-se paredes para que as cozinhas passem a se integrar ao dinamismo do mundo.

Nas novas moradias, já existem os espaços gourmet ou as famosas cozinhas americanas. Não adianta negar. A influência americana ainda é grande em nosso país. Mas vem, como sempre, com grande atraso.

Os homens agora invadem uma área estritamente feminina, criando verdadeiros cartéis e se tornando especialistas. Cozinham divinamente bem, cooperando no andamento doméstico, mas as mulheres ainda são as responsáveis por lavar a louça!

A arte de cozinhar virou um fenômeno atual. Cursos com diferentes influências culinárias são oferecidos. Se você navegar pela internet ou pela TV, verá inúmeros programas ensinando diversos milagres. Receitas fáceis; como cozinhar em 15 minutos; receitas saudáveis; cozinhando com famosos e estrelados chefs, enfim, uma infinidade de ofertas para todo paladar, do mais simples ao mais sofisticado.

Chega-se ao refinamento absoluto da suprema combinação da comida com harmonização do vinho. Promovem-se até viagens enogastronômicas para lugares de nos fazer salivar...

Quem tiver compulsão alimentar não deve jamais ligar a TV de barriga vazia. Se o fizer estará arriscando-se a comprar inúmeros utensílios para melhorar sua performance na cozinha. Ou, então, poderá sair louca para o supermercado, com o intuito de comprar os preciosos ingredientes para aquela receita tão “prática, magra e desintoxicante”;

que na maioria das vezes ficará uma porcaria.

É que a arte de cozinhar reflete muito a arte de viver. É preciso, antes de mais nada, encontrar o equilíbrio entre os ingredientes, ousar com responsabilidade na mistura entre os bons produtos. Saber a hora e o ponto certos. Realizar com amor.

Mas, cuidado! A comida, assim como o vinho, tem o lado bom e o ruim. Promove alegria e aquece os corações, mas, em excesso, entorpece os sentidos.

E você, tente ser original e criar suas próprias receitas. A minha de maionese com farinha fica para qualquer dia. Afinal, viver e cozinhar é, antes de mais nada, uma troca de experiências.

(*) Mãe de família

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por