ARTICULISTAS

Falando de percepção

O que é percepção? Percepção é a faculdade de apreender por meio dos sentidos

Sandra de Souza Batista Abud
Publicado em 11/12/2014 às 19:54Atualizado em 17/12/2022 às 02:17
Compartilhar

O que é percepção? Percepção é a faculdade de apreender por meio dos sentidos ou da mente.

O enfoque comportamental enfatiza o entendimento da percepção, já que este aspecto do comportamento humano afeta inúmeros outros. A percepção pode ser definida como a maneira de interpretar fatos, objetos e informações que o ambiente fornece. A interpretação é uma decodificação. Diferentes pessoas que receberam a mesma informação reagem diferentemente e, devido a isto, a realidade objetiva provoca sentimentos diferentes conforme o observador.

A diversidade das reações em face de eventos e informações da realidade é produto de diferentes fatores: a experiência é um dos principais fatores que afetam a percepção. Fatos e pessoas associados a experiência e sensações agradáveis são lembrados de forma positiva. Se uma pessoa trabalhou com outra e o resultado foi bom, a perspectiva de trabalhar com ela novamente será encarada de maneira favorável. A importância percebida da informação é relevante. As reações variam de acordo com a importância que a fonte da informação apresenta para quem a recebe. A informação que vem de uma pessoa que aparenta ser especialista, ou da qual há referências positivas, é aceita com grande facilidade. Preferências e características pessoais como idade, preferências ideológicas, emprego e outras características das pessoas afetam o significado da informação recebida, sendo que a preferência influencia o julgamento a apresentando como correta a informação da qual se gosta. Esses fatores influenciam o comportamento.

É importante distinguir as características objetivas do estímulo das propriedades que ele apresenta para a pessoa, isto é, a reação provocada, que é o resultado da percepção.

A percepção funciona como “par de óculos psicológicos”, por meio dos quais os estímulos do ambiente são interpretados. A percepção é um dos principais processos que afetam a motivação, porque empresta significado e valor aos estímulos e motivos, resultando em padrões específicos de comportamento para indivíduos e grupos sociais. Assim, as diferenças individuais, tais como conhecimento, habilidades e aptidões, atitudes e interesses, necessidades e percepção influenciadas pelos valores sociais e individuais, personalidade e experiência pessoal, afetam de modo decisivo a importância e o valor dos estímulos externos. Deve-se ter compreensão e consciência desses fatores. Então, é importante para o enfoque comportamental, o estudo das diferenças individuais.

O desenvolvimento, a motivação e o desempenho de uma pessoa dependem em parte da forma como ela percebe os fatos e os indivíduos. Se a percepção for elevada, o desempenho tem grande probabilidade de ser elevado. O clima do ambiente representado pela atmosfera psicológica criada pela maneira de falar, tom de voz, expressão corporal e expressão facial fornecem a percepção. O comportamento do outro pode criar a sensação de cordialidade e interesse, de hostilidade ou de indiferença, tornando o clima mais ou menos favorável. Percepção é impressão.

(*) Psicóloga Clínica [email protected]

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por