ARTICULISTAS

Estamos sempre esperando alguma coisa

Anteontem, não sei por que estranhas razões, lembrei-me de uma canção de Chico Buarque

Padre Prata
Publicado em 07/12/2014 às 11:58Atualizado em 17/12/2022 às 02:21
Compartilhar

Anteontem, não sei por que estranhas razões, lembrei-me de uma canção de Chico Buarque: “Pedro Pedreiro”. De sua pobreza. De suas desesperanças. De sua vida de incertezas. Sempre esperando. Esperando o trem. Esperando a sorte na loteria. Esperando o aumento de seu salário. E, além de todo este desconforto, sua mulher esperando mais um filho.

Foi então que descobri que todos nós, eu e você, temos um pouco de Pedro Pedreiro. Estamos todos esperando alguma coisa: a solução de um problema, o amor de alguém, a compreensão dos que nos cercam, o equilíbrio de nossa vida financeira. Esperar é nossa sina. E o que é estranho é que essa espera não dá sentido em nossas vidas. Desde crianças aprendemos que as principais virtudes de nossa vida são três: a Fé, a Caridade e a Esperança.

Bem, mas o que me faz aqui refletindo sobre esse assunto? É que nestes próximos dias estamos “esperando” a vinda de Alguém. Não de um velhote ridículo, vindo lá da terra do gelo, símbolo de um capitalismo anticristão que desperta em nós um desejo incontido de gastar, de comprar coisas. Se somos cristãos, esperamos por Alguém que fortaleça nossa vida no sofrimento de cada dia e na esperança de que não sofremos em vão. Esse Alguém não vem do gelo, puxado por renas lá da Lapônia. Esperamos um outro Alguém, não fruto de fantasias, mas de Alguém histórico, filho de uma camponesa de apenas 15 anos e de um carpinteiro de 21. Estamos esperando por Ele. Esta espera se chama Advento, preparação para uma explosão histórica da qual estamos nos esquecendo. Não veio nos trazer presentinhos, mas um Projeto de Vida. Um caminho de salvação. Uma lição de amor. De perdão. De aceitação do outro com o outro é e não como gostaríamos que ele fosse. Veio ensinar-nos que não mudaremos o mundo se não mudarmos nossa vida. Infelizmente sua vinda foi transformada num dia de gastar dinheiro. Não refletimos mais.

E lá no fundo de nossos corações somos como o Pedro Pedreiro. Sempre esperando. Esperando o quê?

(*) Membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro [email protected]

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por