ARTICULISTAS

Patrimônio Cultural

No dia 26/11/2014, num gesto histórico, a Organização das Nações Unidas para a Educação

João Eurípedes Sabino
Publicado em 05/12/2014 às 20:14Atualizado em 16/12/2022 às 03:45
Compartilhar

No dia 26/11/2014, num gesto histórico, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - Unesco,  elevou a nossa Roda de Capoeira à condição de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Intimamente ligada ao triste período da nossa escravidão, a capoeira - ao contrário do que muitos pensavam - sempre foi uma forma de defesa dos escravos quando eram abordados com truculência pelas forças de repressão. Muitas perseguições e prisões eram lideradas pelos capitães do mato, mostrando entre outras coisas que naqueles tempos as atuais  delações premiadas  já corriam soltas!

A atitude da Unesco não ficou isolada. No dia 20/11/2014, o nosso centenário 4º BPM registrou na sua história homenagens ao líder e herói nacional Zumbi dos Palmares. Ligando os fatos, vale lembrar que em tempos nem tão distantes a capoeira era proibida, com capoeiristas sendo presos e torturados por simples motivos. Louvável a iniciativa da PMMG, 5ª RPM e 4º BPM quando demonstraram a evidente mudança.

No livro “O toque de Xangô”, recém-lançado pelo eminente psicólogo uberabense Vicente de Paulo Higino, constam fartas descrições de atrocidades oficiais perpetradas aos escravos.

Em Rio Claro/SP, no dia 29/11/2014, assisti ao 9º Festival Senzala de Capoeira, ocorrido no Ginásio Poliesportivo do Colégio Puríssimo Coração de Maria. Um marcante evento cultural envolvendo capoeiristas de 3 a 80 anos. Estudiosos da arte se fizeram presentes, liderados por Manoel Silva, o “Mestre Boca Rica” e Sérgio Ricardo Freire Mármore (Zumbi), que dominam o assunto e ensinam de “A” a “Z”.

Quando vejo a juventude envolvida com a capoeira  e, sabedor que sou dos seus bons resultados na vida do nosso filho e professor Thércio Fábio Pontes Sabino, expresso aos pais um conselh introduzam o esporte e a música na vida de seus filhos. E, quanto à capoeira, merece destaque o fato de que ela é genuinamente brasileira. Ah se em cada praça pública pudéssemos ter uma Roda de Capoeira...

(*) PRESIDENTE  DO  FÓRUM  PERMANENTE  DOS  ARTICULISTAS  DE  UBERABA E  REGIÃO. MEMBRO  DA  ACADEMIA  DE  LETRAS  DO  TRIÂNGULO  MINEIRO.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por