ALTERNATIVA

Zema anuncia mais 475.600 vacinas nesta sexta para faixa dos 60 aos 65 anos

Lídia Prata
Publicado em 25/03/2021 às 21:26Atualizado em 19/12/2022 às 04:22
Compartilhar

A maior remessa de vacinas contra Covid chegou a Uberaba nesta quinta-feira, totalizando 15.400 doses de CoronaVac e 500 doses da AstraZeneca. Essas vacinas serão entregues à Secretaria municipal de Saúde nesta sexta-feira para início imediato da vacinação de idosos na faixa dos 70 aos 74 anos. Com esse quantitativo será possível avançar um pouco mais na imunização dos idosos, talvez até chegando à faixa dos 69 anos para menos, se considerarmos que as projeções feitas pelo Instituto Percent apontam para público da ordem de 15 mil pessoas na faixa etária dos 70 a 79 anos.

VEM MAIS VACINA

Agora à noite, o governador Romeu Zema anunciou que Minas vai receber nesta sexta-feira mais 475.600 doses de vacina para iniciar, finalmente, a imunização da população de 65 a 69 anos na semana que vem. Se tudo correr bem, logo após a Páscoa a população com idade entre 60 e 65 anos será vacinada também. Aleluia!!!   

AVANÇOS

Mas, voltando ao lote que chegou hoje, uma pequena parcela, de 3,7%, será destinada aos trabalhadores na área de saúde. Porém, é sabido que esse quantitativo de vacinas é insuficiente para cobrir as necessidades e as prioridades desse público. Por exempl até agora os dentistas não foram incluídos no grupo de profissionais de saúde para receber a vacina. Aliás, poucos o foram, porém selecionados pelo Conselho da classe. A grande maioria continua à espera, embora esteja em contato direto com a cavidade bucal dos pacientes.

FEITO FOGUETE

Mais 166 casos novos de Covid confirmados nesta quinta-feira em Uberaba, além de 5 óbitos e dois ainda em investigação. Chama a atenção no boletim epidemiológico o óbito de um rapaz de apenas 26 anos, que deu entrada ontem no hospital e teve agravamento  muito rápido da doença.

ESTADO DE ATENÇÃO

Dos 103 leitos de UTI Covid em Uberaba, 96 estão ocupados. Na rede pública há 5 disponíveis, enquanto na privada, apenas 1 leito de UTI vago. Já dos 205 leitos de enfermaria, 169 têm pacientes atualmente.   

NO SUFOCO

Aumento do índice de infestação do aedes aegypti, o Liraa, em Uberaba é outra preocupação a tirar o sono dos dirigentes de saúde. É bem verdade que o número de notificações de casos de dengue ficaram restritos a 12 em janeiro e 8 em fevereiro. março, até agora, não registrou qualquer caso confirmado da doença. Mesmo assim, o fato do índice de infestação estar alto significa que podemos ter um surto de dengue em meio à pandemia do coronavírus. É tudo o que não precisamos nesse momento, claro.

MAIS REFORÇO

Novos agentes de endemias estão sendo contratados pela Prefeitura para ampliar o trabalho de casa em casa, para tentar frear a disparada dos casos de dengue daqui pra frente. O aumento do índice do Liraa acendeu a luz amarela na Secretaria municipal de Saúde. Hoje o município conta com 139 agentes ativos, contingente considerado insuficiente para cobrir todo perímetro urbano e percorrer todos os bairros da cidade. 

OS FOCOS

Segundo a secretária adjunta de Saúde, Fabiana Prado, o maior foco de proliferação de aedes aegypti está no quintal das casas. Lixo acumulado, pratinhos dos vasos de planta, tampinhas de garrafas e pneus são criadouros do mosquito. Mas parece que a população se esqueceu dos cuidados com o aedes, concentrando-se apenas na Covid…

EFEITOS

Pandemia está causando estragos para todo lado. Direta e indiretamente. Segundo o titular da Vara da Infância e Juventude, Promotor André Tuma, de um ano para cá houve uma retração da ordem de 26% nas adoções de crianças em todo o país. Uberaba não fugiu à regra, infelizmente.

DISQUE 190

Outro efeito colateral nefasto da pandemia tem sido a suspensão das aulas presenciais nas escolas. E não apenas pelo comprometimento do ensino infantil, como também pelo comprometimento da percepção cotidiana dos casos de violência praticada contra crianças. A escola é uma referência importante para essa observação, agora limitada à perspicácia de vizinhos. Promotor André Tuma alerta que ao menor sinal de que alguma criança possa estar sendo vítima de maus tratos é preciso acionar a Polícia Militar em busca de socorro. É preferível alertar, mesmo que a violência não se confirme, do que revelar o choro e os gritos de uma criança e depois se penitenciar por não ter tomado uma providência.

MELHOR IMAGEM

Para melhorar a imagem da sua TV, a Câmara Municipal publicou ata de registro de preço visando à compra de equipamentos, cuja lista é de fazer inveja a muitas emissoras comerciais por aí.  Se efetivamente forem comprados todos os itens elencados o desembolso será superior a R$ 157 mil.

ACERTANDO O PASSO

Câmara Municipal também promulgou alterações na Lei Orgânica do Município, já publicadas no Porta Voz desta quarta-feira. Uma delas é evidente efeito colateral dos requerimentos de informações sobre listas de vacinados e outras mais. Nova redação dada ao inciso XVIII do artigo 88  acrescenta que o Município passa a ser obrigado a prestar informações à Câmara Municipal de Uberaba, mesmo que sigilosas, devendo o Legislativo mantê-las também sob sigilo. Outras duas alterações referem-se à caracterização de desobediência, para o caso de o Executivo se recusar a fornecer informações, mesmo que sigilosas, no prazo de 30 dias, quando requeridas regularmente pela Câmara. 

É mera impressão ou o Legislativo está “cutucando” o Executivo?

REFORÇO DO TIME

Vereador Pastor Eloísio está reforçando seu time de gabinete. Mais 5 assessores parlamentares foram nomeados esta semana para sua equipe. 

GABINETE MÓVEL

Já o vereador Marcos Jammal estreou hoje seu gabinete móvel, que é uma van customizada na qual ele vai percorrer os bairros da cidade para ouvir a população. Claro, assim que a pandemia permitir esse contato mais próximo com as pessoas.

MAIS TÚMULOS

Secretaria de Serviços Urbanos marcou para o dia 9 de abril a sessão de disputa de preços entre os interessados em fornecer cabeceiras e placas de concreto armado para montagem de túmulos. Valor estimado da licitação bate a marca de R$ 888 mil. 

INTERMINÁVEL

Prefeitura acaba de prorrogar por mais 4 meses o prazo para a empreiteira Concrepoxi concluir as obras de adequação da travessia urbana na BR 262, nas proximidades do Residencial 2000. Essa é mais uma daquelas obras intermináveis que já estão entrando para o folclore de Uberaba.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por